03 de abril de 2009

Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe comemora 14 anos

Na última quarta-feira, dia 1° de abril, a Unifebe – Centro Universitário de Brusque comemorou os 14 anos de fundação do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica, órgão de extensão do curso de Direito. Nele, os acadêmicos têm a oportunidade de realizarem a prática da atividade profissional, adquirindo a experiência necessária para se tornarem profissionais mais qualificados ao promoverem gratuitamente assistência jurídica à comunidade carente.

O coordenador do NPJ, professor Luiz Elias Valle explica. "Os alunos realizam o estágio obrigatório, este é dividido em cinco níveis. Nos dois primeiros eles praticam atividades simuladas, nos níveis três e quatro eles já fazem o atendimento à população carente que nos procura em busca da justiça e no último nível eles desenvolvem a prática dentro do Juizado Especial Civil e Criminal, sendo os processos defendidos por nós professores e advogados".

Para a acadêmica Marina Walendowsky, da 10ª fase, o estágio é uma oportunidade única. "O estágio aqui no NPJ é de fundamental importância para nossa formação. Muitos alunos como eu ainda não trabalham na área e estando aqui nosso conhecimento se expande, saímos da faculdade preparados para o mercado de trabalho", afirmou.

Já para Deise Cristiane da Silva, usuária do serviço, a relevância desta atividade é ainda maior. "Estou desempregada e não teria condições de pagar um advogado para solucionar uma questão de pensão alimentícia, este atendimento é muito importante para mim", comentou.

Segundo Valle, desde sua fundação em 1995, o Núcleo já realizou 7.122 protocolos de atendimentos. Apenas no ano de 2008 foram 192 audiências realizadas, solucionando casos que poderiam cair no esquecimento por falta de recursos da população em se contratar um profissional. Trabalham no NPJ atualmente cinco professores, além do coordenador, e quatro estagiários contratados. Neste semestre fazem o estágio obrigatório 270 acadêmicos do curso de Direito da Unifebe.

"O Núcleo desenvolve este ponto da responsabilidade social da Instituição. Através de parcerias com o Fórum, Juizado Especial Cível e Criminal, Varas do Trabalho e Justiça Federal prestamos atendimento a centenas de pessoas, o que torna o trabalho muito gratificante", finalizou Valle.

O Núcleo de Prática Jurídica funciona junto ao Anfiteatro da Unifebe, localizado na rua Manoel Tavares, n° 52, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12 e das 14h às 18h. Mais informações através do e-mail npj@unifebe.edu.br ou pelo telefone 47 3351 1197.

NPJ
Foto e texto: Daniela Burgonovo