Criado para o desenvolvimento do estágio curricular supervisionado obrigatório do curso de Direito, com finalidade pedagógica e de atendimento à comunidade, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) desenvolve suas atividades há 24 anos.
Com perfil voltado às realidades sociais que visam a entrega da prestação jurisdicional de forma eficaz e célere, o NPJ atua, igualmente, e de forma efetiva, no atendimento à comunidade em situação financeira e econômica de hipossuficiência.
Atende demandas relacionadas ao Direito Civil, com ênfase ao Direito de Família, Previdência Social e responsabilidade do Estado em ações que visam a entrega de medicamentos. Também nas questões judiciais, a conciliação é priorizada.
Além dessas atividades e com o intuito de profissionalizar o acadêmico do curso de Direito da UNIFEBE, são realizadas parcerias com escritórios de advocacia, Defensoria Pública e departamentos jurídicos de empresas de Brusque e região.
— A preocupação com a competência nos atendimentos e a resolução dos conflitos, bem como na qualificação profissional dos estagiários não se encontra apenas atrelada às questões jurídicas. A implantação da gestão administrativa no NPJ é outro fator preponderante que almeja a aptidão e maestria dos serviços prestados — destaca a coordenadora do Núcleo, Adriana Bina da Silveira.
A coordenadora do curso de Direito, Anna Lúcia Martins Mattoso, também ressalta a responsabilidade social, através da extensão, na aplicação dos conhecimentos jurídicos dos acadêmicos da UNIFEBE voltado para o benefício da comunidade da Comarca de Brusque.
— Temos parceria com entidades públicas e privadas por meio de atividades desenvolvidas junto à Unidade Prisional Avançada de Brusque, promoção de palestras efetuadas por estagiários e professores em escolas com temas relevantes sobre cidadania, direitos humanos, bem como sobre o olhar ao idoso — finaliza.
Espaço prático
O NPJ é um espaço prático do curso de Direito. Anualmente são realizados cerca de 1 mil atendimentos à comunidade nos núcleos de Assistência Judiciária gratuita e no Juizado Especial Cível, além de promover mais de 60 atendimentos anuais na parte de conciliação e mediação familiar.
Para isso, cerca de 250 estagiários do curso de Direito passam anualmente pelo local, onde são orientados por seus professores, sob a supervisão do coordenador do estágio curricular supervisionado e da coordenação do curso.
Atendimento à comunidade
Assistência Judiciária: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h e das 14h às 16h
Juizado Especial Cível: Segunda a sexta-feira, das 14h às 16h
Mediação Familiar: Quintas-feiras, das 14h às 16h (mediante prévio agendamento)
Informações
E-mail: npj@unifebe.edu.br
Telefones: 3211-7254