notícias colégio
Notícias
07 de maio de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Núcleo de Prática Jurídica oferece atendimento gratuito à comunidade

NPJ desenvolve suas atividades há 24 anos

Criado para o desenvolvimento do estágio curricular supervisionado obrigatório do curso de Direito, com finalidade pedagógica e de atendimento à comunidade, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) desenvolve suas atividades há 24 anos.

Com perfil voltado às realidades sociais que visam a entrega da prestação jurisdicional de forma eficaz e célere, o NPJ atua, igualmente, e de forma efetiva, no atendimento à comunidade em situação financeira e econômica de hipossuficiência.

Atende demandas relacionadas ao Direito Civil, com ênfase ao Direito de Família, Previdência Social e responsabilidade do Estado em ações que visam a entrega de medicamentos. Também nas questões judiciais, a conciliação é priorizada.

Além dessas atividades e com o intuito de profissionalizar o acadêmico do curso de Direito da UNIFEBE, são realizadas parcerias com escritórios de advocacia, Defensoria Pública e departamentos jurídicos de empresas de Brusque e região.

— A preocupação com a competência nos atendimentos e a resolução dos conflitos, bem como na qualificação profissional dos estagiários não se encontra apenas atrelada às questões jurídicas. A implantação da gestão administrativa no NPJ é outro fator preponderante que almeja a aptidão e maestria dos serviços prestados — destaca a coordenadora do Núcleo, Adriana Bina da Silveira.

A coordenadora do curso de Direito, Anna Lúcia Martins Mattoso, também ressalta a responsabilidade social, através da extensão, na aplicação dos conhecimentos jurídicos dos acadêmicos da UNIFEBE voltado para o benefício da comunidade da Comarca de Brusque.

— Temos parceria com entidades públicas e privadas por meio de atividades desenvolvidas junto à Unidade Prisional Avançada de Brusque, promoção de palestras efetuadas por estagiários e professores em escolas com temas relevantes sobre cidadania, direitos humanos, bem como sobre o olhar ao idoso — finaliza.

Espaço prático

O NPJ é um espaço prático do curso de Direito. Anualmente são realizados cerca de 1 mil atendimentos à comunidade nos núcleos de Assistência Judiciária gratuita e no Juizado Especial Cível, além de promover mais de 60 atendimentos anuais na parte de conciliação e mediação familiar.

Para isso, cerca de 250 estagiários do curso de Direito passam anualmente pelo local, onde são orientados por seus professores, sob a supervisão do coordenador do estágio curricular supervisionado e da coordenação do curso.

Atendimento à comunidade

Assistência Judiciária: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h e das 14h às 16h

Juizado Especial Cível: Segunda a sexta-feira, das 14h às 16h

Mediação Familiar: Quintas-feiras, das 14h às 16h (mediante prévio agendamento)

Informações

E-mail: npj@unifebe.edu.br

Telefones: 3211-7254

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Bolsa de Estudo do artigo 170 está com inscrições abertas

Bolsa de Estudo do artigo 170 está com inscrições abertas


27 de fevereiro de 2013
Últimos dias para inscrições no Vestibular UNIFEBE 2014.1

Últimos dias para inscrições no Vestibular UNIFEBE 2014.1


16 de outubro de 2013
Aberta votação para eleger o melhor projeto arquitetônico de luminárias
Executa

Aberta votação para eleger o melhor projeto arquitetônico de luminárias


12 de março de 2018
Skip to content