12 de novembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

O papel do psicólogo em situações emergenciais e desastres é tema de palestra

Atividade realizada no dia 29 de outubro contou com a presença de profissionais do SAMU Brusque.

Para debater o papel do psicólogo em situações emergenciais e desastres, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) recebeu no dia 29 de outubro, o psicólogo Jones Ivan Dias, e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU Brusque.

O evento foi promovido pela professora Juliane de Moliner e a acadêmica Cristiani Quinelato, do curso de Psicologia da UNIFEBE, e realizado no auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha.

Para abrir as discussões, o psicólogo com especialização em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo – Comportamental, Jones Ivan Dias, compartilhou sua experiência profissional, principalmente, como psicólogo voluntário na Defesa Civil de Brusque.

Jones enfatizou que a Psicologia das emergências estuda o comportamento das pessoas nos acidentes e desastres, desde uma ação preventiva até o pós-trauma e, se for o caso, subsidia intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma às vítimas e aos profissionais do SAMU.

Após a contextualização sobre o tema, a equipe do SAMU Brusque demonstrou algumas técnicas realizadas durante as ocorrências e destacou a importância dos atendimentos prestados.

A palestra
O tema foi sugerido pela acadêmica da 8ª fase de Psicologia, Cristiani Quinelato, que optou por realizar seu campo de estágio em processo de prevenção da saúde. Desde fevereiro, a estudante estagia no SAMU Brusque, por entender que a Psicologia tem muito a contribuir em ambientes nos quais, por muitas vezes, as pessoas lidam cotidianamente com situações de perda, morte, luto, estresse, ansiedade, e estão sobre pressão na maior parte do tempo.

“Acredito que o tema tenha contribuído com o crescimento profissional de nossos acadêmicos, pois demonstrou ativamente a importância da realização do estágio específico em nosso curso. Além disso, receberam informações relevantes a respeito do funcionamento do serviço e do papel do psicólogo em momentos de emergência e desastres”.

Acadêmicos participam de Congresso em São Paulo – 2008.1
Egresso

Acadêmicos participam de Congresso em São Paulo – 2008.1

29 de julho de 2008