notícias colégio
Notícias
12 de novembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

O papel do psicólogo em situações emergenciais e desastres é tema de palestra

Atividade realizada no dia 29 de outubro contou com a presença de profissionais do SAMU Brusque.

Para debater o papel do psicólogo em situações emergenciais e desastres, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) recebeu no dia 29 de outubro, o psicólogo Jones Ivan Dias, e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU Brusque.

O evento foi promovido pela professora Juliane de Moliner e a acadêmica Cristiani Quinelato, do curso de Psicologia da UNIFEBE, e realizado no auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha.

Para abrir as discussões, o psicólogo com especialização em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo – Comportamental, Jones Ivan Dias, compartilhou sua experiência profissional, principalmente, como psicólogo voluntário na Defesa Civil de Brusque.

Jones enfatizou que a Psicologia das emergências estuda o comportamento das pessoas nos acidentes e desastres, desde uma ação preventiva até o pós-trauma e, se for o caso, subsidia intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma às vítimas e aos profissionais do SAMU.

Após a contextualização sobre o tema, a equipe do SAMU Brusque demonstrou algumas técnicas realizadas durante as ocorrências e destacou a importância dos atendimentos prestados.

A palestra
O tema foi sugerido pela acadêmica da 8ª fase de Psicologia, Cristiani Quinelato, que optou por realizar seu campo de estágio em processo de prevenção da saúde. Desde fevereiro, a estudante estagia no SAMU Brusque, por entender que a Psicologia tem muito a contribuir em ambientes nos quais, por muitas vezes, as pessoas lidam cotidianamente com situações de perda, morte, luto, estresse, ansiedade, e estão sobre pressão na maior parte do tempo.

“Acredito que o tema tenha contribuído com o crescimento profissional de nossos acadêmicos, pois demonstrou ativamente a importância da realização do estágio específico em nosso curso. Além disso, receberam informações relevantes a respeito do funcionamento do serviço e do papel do psicólogo em momentos de emergência e desastres”.

 

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE realiza a IV Semana de Acessibilidade e Inclusão
Universidade Comunitária

UNIFEBE realiza a IV Semana de Acessibilidade e Inclusão


15 de agosto de 2018
Curso de Moda da UNIFEBE expõe looks no Shopping Gracher
UNIFEBE

Curso de Moda da UNIFEBE expõe looks no Shopping Gracher


15 de julho de 2014
Outubro Rosa e Novembro Azul levam conscientização à UNIFEBE

Outubro Rosa e Novembro Azul levam conscientização à UNIFEBE


19 de novembro de 2015