18 de setembro de 2017

Observatório Social de Brusque se reúne com coordenadores de cursos

Com o objetivo de fortalecer a parceria entre o Observatório Social de Brusque e a UNIFEBE, o presidente do OSBr Pedro Hoffmann, o diretor Evandro Gevaerd, o consultor Claudemir Marcolla, a consultora pedagógica Priscila dos Santos Petermann e a educadora fiscal Laíza Nunes Paz, estiveram reunidos com coordenadores dos cursos de graduação da UNIFEBE na tarde de quarta-feira, 13 de setembro.

O presidente da entidade Pedro Hoffmann, destacou que o foco do Observatório Social é desenvolver ações de interesse comunitário, com a ajuda de voluntários.

— Já mantemos uma parceria com a UNIFEBE que vem dando certo e estamos retornando para intensificar as atividades que temos feito com o auxílio dos acadêmicos. Gostaríamos de conversar com todas as turmas sobre o trabalho do OSBr e incentivar o envolvimento delas, pois acreditamos que quanto mais divulgarmos a existência do Observatório, maior a possibilidade de os estudantes se envolverem com pesquisas e análises dos mais diversos assuntos de interesse da comunidade. Não queremos apenas que essa participação seja uma atividade qualquer para o aluno, mas que ele tenha a oportunidade de contribuir com um trabalho acadêmico que seja útil para a sociedade. E acreditamos ainda, que depois de passar pela experiência de atuar junto ao OSBr, esse estudante será um cidadão e um profissional mais consciente — explicou Hoffmann.

Contribuição

IMG_0672O diretor executivo Evandro Gevaerd reforçou que a colaboração do Centro Acadêmico, por meio de levantamentos e diagnósticos realizados pelos acadêmicos, é de extrema importância para o Observatório.

— Estamos buscando profissionalizar nossas ações e a contribuição de estagiários e voluntários da UNIFEBE é muito significativa. Desde o auxílio de estudantes de Direito, na análise de editais de licitações e contratos públicos, balanços de contas públicas, pelos alunos de Ciências Contábeis, estudos relacionados a obras públicas por acadêmicos de Engenharia Civil, até a elaboração de um novo site para a entidade, pelos alunos dos cursos de Design Gráfico e Sistemas de Informação. Há inúmeras formas de cada curso colaborar em suas áreas de atuação, por isso estamos abertos a sugestões dos coordenadores. Os estudantes de Publicidade e Propaganda, por exemplo, desenvolveram a arte do Certificado ‘Empresa Amiga’ que entregamos às organizações que mantém e apoiam o OSBr, e essa parceria é benéfica para todos — descreveu Evandro.

A professora Heloisa Maria Wichern Zunino, pró-reitora de ensino de graduação da UNIFEBE, sinalizou que o Centro Universitário apoia e incentiva o envolvimento dos acadêmicos nas atividades do Observatório.

— Acho que é possível viabilizar essa conversa com as turmas de todos os cursos e intensificar essa parceria. Sabemos que muitos alunos manifestam interesse em contribuir com o trabalho do OSBr e há muitas áreas para se explorar. Sugiro que a entidade continue tratando com cada coordenador, sobre as ações que podem ser desenvolvidas pelos acadêmicos de cada curso e ficamos à disposição para ajudar no que for preciso — declarou a pró-reitora.

Gevaerd agradeceu a receptividade dos professores e acordou que fará contato para agendar as visitas às turmas dos diferentes cursos.

— Esperamos realmente que por meio desse contato, aumente o quadro de estudantes voluntários do Observatório, e que haja um incremento no número de levantamentos e diagnósticos em prol do monitoramento dos investimentos públicos em nossa cidade — concluiu o diretor do OSBr.

Texto e fotos: Ana Roberta Venturelli/ Ideia Comunicação
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Acadêmicos de Letras-Inglês da UNIFEBE realizam estágios supervisionados em escolas públicas