notícias colégio
Notícias
25 de setembro de 2012

Oficina na UNIFEBE constrói placas solares

No sábado, 22, o Núcleo de Sustentabilidade do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu a oficina para construção de placas solares de aquecimento para a Casa Sustentável. O evento aconteceu das 9 às 12 horas no Campus Santa Terezinha.


A oficina teve como objetivo a construção de placas de aquecimento solar de água com materiais alternativos que seriam descartados como garrafas pet, caixas de leite Tetra Pak e canos de PVC. Segundo a coordenadora do Núcleo, professora Graziela Morelli, a proposta foi desenvolver um protótipo na Casa Sustentável que sirva como estudo para os cursos de Engenharia e Arquitetura, mas que podem também ser aplicados em residências comuns.


No total foram construídos quatro gabaritos de placas solares nas medidas de 1m x 0,60. O calor absorvido é suficiente para uma família de quatro pessoas. O aquecimento conseguido através desse sistema pode chegar até 58° no ápice, durante a noite essa água aquecida perde entre 0,5° a 1° C por hora.


No processo foram utilizados cinco canos de PVC com medida de um metro, cinco conexões em “T”, cola de cano, 30 garrafas pets e 25 caixas de leite com um lado pintado com tinta preta.


A coordenadora de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Brusque, Kelle Henschel, orientou a construção das placas solares durante a oficina. Participaram da oficina, acadêmicos de Direito e Ciências Contábeis.


Mais informações podem ser obtidas pelo email sustentabilidade@unifebe.edu.br.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

UNIFEBE inaugura laboratório de Informática VIII
Serviço

UNIFEBE inaugura laboratório de Informática VIII


26 de setembro de 2017
Unifebe promove evento “Relações com Investidor Petrobras”

Unifebe promove evento “Relações com Investidor Petrobras”


28 de abril de 2010
Dia das mães é comemorado com homenagem surpresa
UNIFEBE

Dia das mães é comemorado com homenagem surpresa


18 de maio de 2016
Skip to content