No sábado, 22, o Núcleo de Sustentabilidade do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu a oficina para construção de placas solares de aquecimento para a Casa Sustentável. O evento aconteceu das 9 às 12 horas no Campus Santa Terezinha.
A oficina teve como objetivo a construção de placas de aquecimento solar de água com materiais alternativos que seriam descartados como garrafas pet, caixas de leite Tetra Pak e canos de PVC. Segundo a coordenadora do Núcleo, professora Graziela Morelli, a proposta foi desenvolver um protótipo na Casa Sustentável que sirva como estudo para os cursos de Engenharia e Arquitetura, mas que podem também ser aplicados em residências comuns.
No total foram construídos quatro gabaritos de placas solares nas medidas de 1m x 0,60. O calor absorvido é suficiente para uma família de quatro pessoas. O aquecimento conseguido através desse sistema pode chegar até 58° no ápice, durante a noite essa água aquecida perde entre 0,5° a 1° C por hora.
No processo foram utilizados cinco canos de PVC com medida de um metro, cinco conexões em “T”, cola de cano, 30 garrafas pets e 25 caixas de leite com um lado pintado com tinta preta.
A coordenadora de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Brusque, Kelle Henschel, orientou a construção das placas solares durante a oficina. Participaram da oficina, acadêmicos de Direito e Ciências Contábeis.
Mais informações podem ser obtidas pelo email sustentabilidade@unifebe.edu.br.
Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social