27 de setembro de 2011

Os desafios do profissional contábil regem Semana de Contabilidade

Os novos desafios para o profissional contábil irão nortear a Semana de Contabilidade – Secont 2011 do Centro Universitário de Brusque – Unifebe. O evento inicia na quarta-feira, 28 de setembro, às 19 horas, no Anfiteatro da Instituição, Centro do município, com a palestra "Formação Profissional após a Graduação", ministrada pela professora da Universidade Regional de Blumenau – Furb, Ilse Maria Beuren.

De acordo com o coordenador do curso, professor Edemir Manoel dos Santos, os acadêmicos e professores foram os responsáveis pela organização do evento, que conta com o apoio do Sindicato dos Contabilistas, de escritórios e de empresas da região. "Além dos acadêmicos, são esperados profissionais da área que atuam na região e a comunidade em geral. O evento é uma oportunidade de interação entre os acadêmicos e a comunidade", frisa Santos.

A programação do evento segue até sexta-feira, 30 de setembro. Na quinta-feira, 29, o tema em discussão será "Ética e Responsabilidade Profissional", com Sérgio Faraco (CRC-SC), e na sexta, Fernando Murcia, da USP, fala sobre "IFRS para Micro e Pequenas Empresas".

Todas as atividades são abertas ao público, que deverão levar 1 kg de alimento não perecível. Os produtos serão destinados à Defesa Civil de Brusque e irão beneficiar os atingidos pela enchente na cidade.

Fique por dentro – Quem são os palestrantes

Ilse Maria Beuren
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Univates (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (1991) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, Diretora Científica da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT e Diretora Científica da Associação Brasileira de Custos – ABCustos. É autora de vários livros, capítulos de livros, artigos de periódicos e trabalhos publicados em eventos científicos. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e atua principalmente nos seguintes temas: controladoria, controle de gestão, sistemas de custos, sistemas de informações e teoria da contabilidade.

Fernando Dal Ri Murcia
Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da FEA/USP. Formado em Business Management pela Webber International University, em Contabilidade pela Univali, Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Possui experiência profissional na área de Contabilidade e Finanças. É professor e consultor na área de contabilidade societária com enfoque nas normas internacionais de contabilidade. Seus interesses de pesquisa estão relacionados à contabilidade financeira e ao mercado de capitais, principalmente sobre os seguintes temas: IFRSs, disclosure, normatização, direto e contabilidade, fraudes, republicação, escolhas contábeis e value relevance.

Sergio Faraco
Contador, bacharel em Direito e pós-graduado em Auditoria, Sérgio Faraco já presidiu o CRC/SC (gestão 1996/1999), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Grande Florianópolis e a Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop). Empresário contábil, foi o primeiro catarinense a chegar à vice-presidência do Conselho Federal de Contabilidade, cargo que ocupou de 2002 a 2003, e como vice-presidente de Fiscalização e Registro em 2004 e 2005. De 2005 a 2006, foi conselheiro suplente do CFC. Em janeiro de 2007, elegeu-se presidente do CRCSC.

Serviço:
O quê? Semana de Contabilidade 2011
Quando? De 28 a 30 de setembro
Onde? No Anfiteatro da Unifebe, Centro de Brusque – Rua Manoel Tavares, nº 52
Que horas? Das 19h às 21h
Quanto custa? 1 kg de alimento não perecível
Quem pode participar? Acadêmicos e comunidade em geral

Texto: Suelen Cerbaro

Abertas as inscrições para representantes no Consuni

25 de fevereiro de 2010
Lions da UNIFEBE participa de evento neste sábado

02 de março de 2012