notícias colégio
Notícias
14 de setembro de 2012

Palestra aborda a filosofia da ciência e da tecnologia têxtil

Na noite desta quinta-feira, 13, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu a palestra “A filosofia da Ciência e da Tecnologia”. O evento aconteceu no Auditório do Bloco C, no Campus Santa Terezinha, em parceria com a empresa RenauxView, Golden Tecnologia e com o Senai de Brusque.


O palestrante foi Josep Valldeperas Morell, professor da Universidade Politécnica da Catalunha, Diretor do Intexter (Instituto de Investigação Têxtil e Cooperação Industrial de Terrassa); Representante oficial da Espanha para criação de Normas ISO; dentre outras funções destacou-se como especialista na OEA (Organização dos Estados Americanos) como Assessor para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil Latino Americana. O mediador foi o professor Adécio Gamba.


O professor Josep, com mais de 40 anos de experiência na área têxtil, iniciou sua palestra falando a necessidade do constante aprimoramento, principalmente, devido às novas tecnologias que surgem constantemente no setor têxtil.


Ele contextualizou a tecnologia têxtil com a filosofia da ciência. “O desenvolvimento científico e técnico também tem sua própria filosofia. Ciência é o conhecimento das leis e do porquê do mundo material e energético. Técnica e tecnologia é o uso desenvolvido e responsável do conhecimento científico”.


O palestrante ainda salientou a velocidade da ciência e da técnica que adquiriram uma aceleração acelerada. “Durante muito tempo, o desenvolvimento científico e técnico tinha uma velocidade média. Na Idade Média, a evolução tornou-se mais rápida com aceleração constante, exemplo disso, são as construções das catedrais góticas na Europa. Atualmente o que existe é a aceleração acelerada, desde o século passado”.


Ele ainda ressaltou que essa “aceleração acelerada” pode ser observada no número de patentes e artigos científicos produzidos sobre microencapsulação, que é uma tecnologia que permite o revestimento fino a partículas sólidas, gotas de líquidos, dispersões, com um filme protetor. Essa tecnologia é muito utilizada no setor farmacêutico, cosmetologia e também no têxtil. Em 1965, o número de patentes não chegava a 100, 50 anos depois em 2005 ultrapassa 1500.


O professor ainda abordou a tecnologia de ponta em materiais têxteis, novos processo de tingimento têxtil e cinética de tingimento.


Participaram da palestra acadêmicos dos cursos de Design de Moda e Produção Têxtil da UNIFEBE e alunos do curso técnico do Senai.

 

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Palestra sobre Tecnologia Cervejeira reuniu acadêmicos da Unifebe

Palestra sobre Tecnologia Cervejeira reuniu acadêmicos da Unifebe


04 de dezembro de 2009
Hospital Albert Einstein promove Lean Six Sigma Day na UNIFEBE
Pesquisa

Hospital Albert Einstein promove Lean Six Sigma Day na UNIFEBE


28 de setembro de 2017
Entrevista para a Função de Analista de Recursos Humanos – 13/05/2008

Entrevista para a Função de Analista de Recursos Humanos – 13/05/2008


13 de maio de 2008
Skip to content