25 de outubro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Palestra com a reitora da UNIFEBE marca abertura de eventos científicos da instituição

Evento foi realizado nesta segunda-feira (23).

No auditório doutor Germano Hoffmann, no Bloco F, do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professores, acadêmicos, autoridades e membros da comunidade em geral prestigiaram na noite de segunda-feira (23), a reitora da instituição, professora Rosemari Glatz, ministrar a palestra “Brusque Multifacetada: A Influência dos (I)migrantes para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região”.

O bate-papo abriu oficialmente o XXII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enpex), a XVII Mostra de Extensão, o VI Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (ITS) e as primeiras edições do Seminário Internacional de Iniciação Científica e do Encontro de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE.

Em sua fala, a reitora, professora, pesquisadora, historiadora e escritora revisitou a história da região, desde a colonização alemã, polonesa e italiana até o início da industrialização urbana do município, por meio da indústria têxtil. Em uma reflexão sobre o atual momento de Brusque, professora Rosemari destacou os fluxos migratórios de diferentes regiões do país e os efeitos culturais, sociais e econômicos para a região.

“Na palestra busquei levar os participantes a refletirem sobre a influência cultural dos primeiros imigrantes e quanto isso ainda está presente no nosso dia a dia, mesmo hoje tendo em nossos municípios da região novos hábitos e culturas de diversos migrantes de outras regiões do Brasil. Somos um grande mosaico do que fomos, do que somos e do que estamos nos tornando”, enfatizou a reitora.

Durante a abertura, o Coro UNIFEBE abrilhantou a noite, apresentando o Hino da UNIFEBE, a música Tempos de Amor, uma canção adaptada do musical americano “Rent”, e a música Tempos Modernos, de Lulu Santos. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da UNIFEBE, no YouTube.

Sindicont promove curso na Unifebe – 29/01/2009

29 de janeiro de 2009
Período para cadastro e recadastro do Transporte Universitário inicia segunda-feira (23) em Major Gercino

19 de janeiro de 2023