Experiência e prática
O coordenador dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, professor Thiago dos Santos, considera a oportunidade proporcionada aos acadêmicos como um diferencial para sua formação. De acordo com ele, a atividade aproximou teoria e prática, e demonstrou que criatividade, repertório e visão crítica continuam sendo essenciais para quem deseja atuar na área da comunicação e da criação.
“Receber o Stalimir Vieira na UNIFEBE foi algo muito especial para os nossos estudantes. Estamos falando de um profissional com uma trajetória importante na publicidade brasileira, que participou de momentos marcantes da comunicação no país e trabalhou ao lado de grandes nomes do mercado”, descreve.
Para a acadêmica da 1.ª fase de Design Gráfico, Julia Rinaldi, a palestra foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a rotina profissional de quem atua no setor. Ela destaca a abordagem de Stalimir e a possibilidade de ouvir conselhos do profissional.
O publicitário Stalimir Vieira participou de uma atividade especial com acadêmicos da 1.ª fase de Design Gráfico e da 7.ª fase de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE. A programação, sediada na Agência Experimental, no Bloco E da instituição, possibilitou que os acadêmicos conhecessem mais sobre o novo livro do profissional com uma trajetória de 50 anos de atuação: Provocações.
A publicação, que reúne reflexões sobre criatividade, comunicação e publicidade, serviu de condutora para a interação entre os participantes. Além desse livro, o publicitário também assina os livros “Raciocínio Criativo na Publicidade” e “Marca: o que o coração não sente, os olhos não veem”, ambos publicados pela editora Martins Fontes.
Durante a atividade, foram abordados desde detalhes do processo criativo e pensamento publicitário, relevância da comunicação para construção de ideias, marcas e narrativas contemporâneas. Ao longo de sua experiência profissional, Stalimir atuou na histórica agência DPZ. Ele dirigiu o setor de criação na W/Brasil e na DBB Argentina, além de ter sociedade com Luiz Lara, João Doria, Wilfredo Gomes e Christiane Hufenussler em agências.
“Ao compartilhar histórias do início de sua carreira atendendo grandes marcas, Stalimir mostrou que a criatividade não depende exclusivamente de grandes verbas: uma boa ideia, mesmo em projetos limitados, pode conquistar visibilidade e relevância”, descreve a professora Amanda Ilha. Ela ressalta ainda a possibilidade de os acadêmicos conhecerem não apenas técnicas, mas filosofias de trabalho.
“Ele focou bastante nos desafios que enfrentaremos e em como não devemos nos desmotivar com eles. Stalimir falou sobre alguns projetos dele que, mesmo não tendo sido aceitos, acabaram gerando trabalhos, pois gostaram do que ele podia oferecer. Uma das coisas que ele falou foi que não devemos delinear um projeto esperando apenas que seja aprovado. Assim, estaríamos pensando como a pessoa que aprova os projetos, apenas, e não estaríamos vendo as coisas na sua totalidade”, afirma.