notícias colégio
Notícias
10 de novembro de 2011

Palestra da Unifebe atrai grande público para a Fairtec 2011

A sala da Feira Tecnológica da Construção Civil – Fairtec 2011 destinada aos cursos e palestras ficou superlotada na noite de quarta-feira, 9 de novembro, com o tema "Sustentabilidade nos Projetos de Edificações", abordado pelo professor de Negócios Imobiliários do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Julio Cesar da Silva.

Para o técnico em edificações, Fabio Foster, integrar a palestra foi uma das maneiras de conhecer as tendências sustentáveis. "Estou agregando valor profissional a minha formação e quero aproveitar o máximo de conteúdo que a Fairtec disponibiliza, além de conhecer os produtos da feira", disse ele, que participou da palestra da Unifebe.

Durante a apresentação, o professor falou sobre as técnicas de projetos sustentáveis utilizadas nas construções, como o coletor solar e reservatório para reutilizar água. Citou o exemplo do aeroporto Hercílio Luz, que reutiliza água nas caixas de descargas dos seus banheiros.

"A sustentabilidade, na última década, mudou bastante. Antigamente, quando se falava em construção civil, se pensava em entulho. Hoje, as pessoas estão mais conscientes. Elas procuram extrair os elementos da natureza sem agredi-la e de uma maneira que não torne a obra cara", enfatizou. Silva disse ainda que atualmente existem muitas pesquisas de materiais voltadas para o meio ambiente e que as próprias universidades têm o olhar voltado nessa direção.

Ele também revelou técnicas de aliar economia à sustentabilidade. "As pessoas consomem muita energia, pois suas casas são cheias de vidro e o ar-condicionado precisa ser colocado no máximo para dar conta de esfriar o ambiente. Com uma fachada mais arejada, ventilada e vidros refletidos, o consumo é menor. Outra questão é o hidrômetro específico para cada apartamento nos edifícios. Ele faz com que só se pague a água consumida. Há um investimento inicial maior na obra, mas o benefício de economia compensa", explicou.

Além da palestra com o professor da Unifebe, outros assuntos foram tema de debates na Fairtec. São eles: "Sustentabilidade na Construção Civil, com Mário Luis Rambo, diretor Construtora Rambo, "Vidros Inteligentes", com Cristiane Vieira, da Cia Dalmolin e "Equipamentos de Proteção Individual", com o SESI.

Participação da Unifebe no segundo dia de Fairtec
Várias pessoas solicitaram informações sobre os cursos nos estandes da Unifebe no segundo dia de evento. O reitor, Günther Lother Pertschy esteve presente na feira junto com os coordenadores do curso de Engenharia de Produção, Denis Boing, e de Produção Têxtil, Marcos Aurélio Gonçalves.

"Está sendo surpreendente a participação do público e a qualidade da Fairtec. Atingimos nossos objetivos plenamente. Um exemplo disso foi a superlotação do local das palestras. O professor Júlio foi bem empolgante ao expor o assunto", ressaltou o reitor.

Günther também evidenciou que o sucesso da Unifebe está em não só mostrar os cursos e a qualidade da sua infraestrutura mas também de contribuir com conteúdo para a feira por meio de palestras e visitas aos laboratórios da instituição. "Com isso, enriquecemos o evento unindo o meio acadêmico e a ciência com os processos e produtos que cada expositor aqui apresenta", destacou.

Para quem ainda não se inscreveu nas visitas técnicas, palestras e workshops, a dica é não perder esta oportunidade. "Aproveitem e na falta de vagas, como está ocorrendo em alguns horários, entrem em contato conosco que iremos marcar outro momento para a realização dessas visitas técnicas. Com certeza todos vão se surpreender com os equipamentos que temos em nossos laboratórios", enfatizou.

Conforme a organização da Fairtec, as palestras e cursos atrairam 250 pessoas. "Em todas as palestras e cursos apresentados as salas ficaram lotadas, algumas pessoas vieram nos procurar para se inscrever, mas não tínhamos como abrir mais vagas", contou a diretora da Andrade Eventos, Rosangela Andrade.

Para participar das palestras, oficinas e workshops da feira, os interessados devem fazer suas inscrições pelo http://www.fairtec.com.br/home.php. A participação é gratuita.

Clique aqui para ver fotos da Fairtec da quarta-feira, 9.

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Agenda da Semana – De 11 a 16 de maio

Agenda da Semana – De 11 a 16 de maio


12 de maio de 2015
Agenda – #3

Agenda – #3


15 de julho de 2010
Aluno de Logística apresenta TCC

Aluno de Logística apresenta TCC


04 de julho de 2012
Skip to content