15 de outubro de 2009

Palestra e lançamento de livro na Semana de Educação

O professor André Soltau ministrou a palestra "Para Ler com urgência" e lançou seu livro, na noite desta quinta-feira (15), em atividade realizada no Auditório do Bloco C da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, durante a Semana Acadêmica de Educação. Alunos de Letras, Pedagogia e Design de Moda participaram da palestra que despertou discussões relacionadas aos desafios e a prática educacional.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Clara Maria Furtado, apresentou o palestrante e destacou que a atividade de hoje demonstra o quanto a iniciação científica e extensão são necessárias na prática pedagógica.

O livro intitulado "Para Ler com Urgência" é fruto do Projeto de Pesquisa encaminhado a Chamada Pública Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina, em 2006. Através da pesquisa e prática cotidiana, Soltau produziu esta obra no intuito de fazer com que as pessoas sintam-se incomodadas com a condição de inércia. A obra reúne breves ensaios e dicas de filme sobre acontecimentos que são naturalizados em nossas vidas. Esta abordagem pretende, entre outras coisas, despertar nos leitores reflexão e mudanças.

André Soltau é historiador (UFSM/RS), mestre em Educação – Linha de Pesquisa, Ensino e Formação de Educadores (UFSC). Sua dissertação intitulada Jovens Nômades em Fronteiras Fixas (UFSC, 2004) tratou da educação contemporânea e juventude. Desenvolve trabalhos de pesquisa tendo como recorte imagens, memória e juventude. Seus últimos trabalhos publicados foram Palavra-Nômade: O Cinema Nacional em Pauta e Para Ler com Urgência. Publicou também o caderno de estudos História do Pensamento Político e Econômico. Atualmente é professor universitário nas disciplinas de História da Indumentária, Antropologia Cultural e Cultura Brasileira.

Amanhã tem oficinas
A Semana Acadêmica de Educação encerra amanhã, com as oficinas que acontecem das 18h30 às 22h. São elas: Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Tecnologia em Educação, Jogos com Materiais Alternativos, Educação Física Escolas: Jogos Lúdicos e Educação Inclusiva. Mais informações na Coordenação de Cursos, com a professora Clara Furtado ou pelo telefone (47) 3211-7215.

Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Água é tema de palestra no curso de Direito da Unifebe

03 de abril de 2009
UNIFEBE cria acervo bibliográfico para UPA