Como parte do componente curricular de Comportamento do Consumidor, acadêmicos da 4.ª fase de Gestão Comercial receberam o profissional Eduardo Jorge para a palestra Disneyficando o atendimento: Encantamento e experiência como chave para o sucesso, no último dia 26 de setembro. A apresentação abordou estratégias de encantamento e experiências aplicadas pela Disney e como adaptar as práticas ao mercado e fidelização de clientes no mercado nacional.
“São os pilares que sustentam e proporcionam que a experiência do cliente seja sempre memorável e os clientes virem fãs e embaixadores das nossas marcas, empresas, produtos ou serviços. Durante a palestra pude perceber o entusiasmo e o comprometimento dos alunos ao compreenderem o quanto esses princípios e valores podem ser transformadores de pessoas, equipes e empresas”, descreve Eduardo. Segundo ele, a metodologia não visa apenas técnicas, mas uma cultura pensada na forma de como a empresa interage com seus clientes e pode ser adaptada para outros setores e portes de empresas.
Para a professora Gissele Prette, a qualidade da experiência oferecida pelas marcas é um fator de influência importante no atual comportamento do consumidor. Para ela, em um cenário tão competitivo, com políticas de preços semelhantes, a experiência gerada é um diferencial.
“A Disney se destaca globalmente por proporcionar experiências encantadoras e marcantes que transcendem o simples atendimento. Desse modo, os estudantes tiveram a oportunidade de compreender e, consequentemente, adaptar esses conceitos ao Brasil, para pensar estratégias diferenciadas para conquistar e fidelizar clientes em seus futuros empreendimentos ou em cargos de liderança”, avalia.
Experiência reconhecida
Segundo o coordenador do curso de Gestão Comercial, professor Günther Lother Pertschy, a troca de experiências é válida e a estratégia adotada pela marca multinacional pode servir de exemplo, desde que adaptada para as realidades de cada cultura.
“A Disney é reconhecida por suas estratégias de encantamento e pela criação de experiências que geram uma profunda conexão emocional com os consumidores. É importante o nosso acadêmico conhecer essa abordagem, que vai além da venda de produtos, cujo foco está em proporcionar momentos únicos que deixam os clientes encantados, promovendo lealdade e recorrência”, detalha. “Entretanto, devemos sempre considerar as nossas necessidades e particularidades culturais, podendo, assim, aumentar a fidelização e a vantagem competitiva”, recomenda.
A acadêmica de Gestão Comercial, Rafaela Coelho, acredita que a história de Walt Disney já poderia servir de inspiração para quem atua no setor comercial. Ela ressalta que a apresentação, além de aproximar os acadêmicos da história, representa uma mudança na percepção dos participantes e destaca a importância de dar atenção à imagem da empresa ou marca.
“A temática de nossa palestra trouxe uma reflexão muito importante para mim: a necessidade de atentar tanto para as relações positivas entre clientes e colaboradores quanto para a perspectiva que o cliente tem da empresa”, indica.