06 de abril de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Palestra sobre Desastres Naturais marca início do planejamento para participação no Liga Steam 2023

Colégio UNIFEBE se prepara para disputar a competição pelo segundo ano consecutivo

Estudantes do 1º e do 2º ano do Colégio UNIFEBE assistiram a uma palestra sobre os Desastres Naturais, ministrada pela professora Tamily Roedel, presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE. A atividade faz parte do itinerário formativo de Modelagens de Fenômenos Naturais, Sociais e Seus Impactos, lecionados pelas professoras Jéssica Leme Cano e Simone Sobiecziak.

O bate-papo buscou apresentar o conceito de desastre, mostrar a classificação dos tipos de desastres no âmbito geofísico, hidrológico, biológico, meteorológico e climatológico, discutir sobre fatores que podem potencializar os desastres, especialmente em áreas urbanas, como impermeabilização do solo, retirada da mata ciliar, assoreamento dos rios e ribeirões, o adensamento de construções, ocupação desordenada de encostas, demonstrar os principais desastres naturais que ocorrem no estado de Santa Catarina e indicar formas de preveni-los.

De acordo com a professora Tamily, os temas trabalhados com os alunos vão ao encontro dos problemas encontrados em seus cotidianos. “É essencial que eles tenham um contato maior com a realidade em que vivem. Serão desenvolvidos vários projetos sobre o tema ao longo do ano”, comenta.

A professora Jessica revela que a palestra também tem relação com o início do planejamento para a participação dos estudantes do 2º ano no Prêmio Liga Steam 2023, iniciativa que premia projetos desenvolvidos por alunos e educadores com foco em sustentabilidade. Neste ano, o tema do Liga Steam é “8 bilhões de motivos para mudar o presente: sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade”.
No ano passado, o Colégio UNIFEBE terminou na 2ª colocação na premiação nacional. “Essa contextualização sobre os desastres serve para sensibilizar os estudantes sobre o tema, de modo a instigá-los a pensar em soluções que possam desenvolver durante seus projetos. Nas próximas semanas serão ministradas outras palestras e atividades que culminarão na elaboração de protótipos que serão inscritos no Liga Steam”, comenta.

Para o aluno Henrique Rodrigues, a conversa com a professora Tamily fez com que os estudantes tivessem um conhecimento ainda mais amplo sobre o tema. “A palestra foi muito esclarecedora. Recebemos muitas informações e aprendemos sobre diferentes tipos de desastres e agora estamos mais conscientes da gravidade desses eventos e da importância em preveni-los”, elogia.

Curso de Pedagogia realiza visitas técnicas em espaços educacionais não formais
Pedagogia