notícias colégio
Notícias
04 de março de 2010

Palestra sobre ética na política movimentou Unifebe

A palestra "Ética, Ética na política e sua repercussão na comunidade internacional: reflexões" realizada no dia 3 de março, nos períodos matutino e noturno, no Auditório do Bloco C da Unifebe – Centro Universitario de Brusque, reuniu diversos acadêmicos do curso de Direito, além de pessoas da comunidade interessadas no assunto.

Na oportunidade, a nova coordenadora do curso de Direito, Thaís Vandresen, deu as boas vindas aos acadêmicos e anunciou que assumiu o cargo, antes ocupado pelo professor Schmitz. Ela deu destaque ao trabalho realizado pelo professor e pediu a colaboração de todos para que se dê continuidade à proposta desenvolvida no curso.

Os palestrantes Wesley Oliveira Collyer, Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino e Suzete Habitzreuter Hartke falaram sobre a importância da ética na política e trouxeram exemplos práticos sobre casos que repercutiram diretamente na comunidade internacional.

A professora Suzete falou sobre os fatores que refletem na formação dos valores éticos da população. Ela acrescentou que o país está sempre relacionado com a comunidade internacional e por isso, é preciso estar atento, analisar de forma critica e fundamentada todo o entorno político, econômico e social.

"Está havendo uma terrível ausência de comunicação entre aquilo que nós propomos como ideal de vida para o século XXI e a questão da prática. O grande desafio de hoje é buscar os significados que traduzam o que é o século XXI em termos de valores", disse o professor Aquino. Segundo ele, o Estado possui muito mais uma característica de domínio do que de promoção do desenvolvimento humano. Além disso, ele acredita que o Direito como instrumento do Estado também está deixando de trazer ordem e segurança para este cenário.

Já o professor Collyer, acrescentou que a crise ética atual e a gravidade da impunidade ajudam os corruptos, desestimulam os cidadãos de bem a terem esperança no futuro e fazem com que os jovens não se orgulhem de seu próprio país. Para ele, os cidadãos devem demonstrar sua indignação diante desta situação e agir, através do voto ético, que não é comprado e não é feito apenas por amizade ou por promessa de trabalho. Wesley defende que o voto deve estar comprometido com o bem estar e a justiça social, acrescentado que ao anular, o cidadão opta pela a anulação da democracia.

Ao final da palestra, os palestrantes abriram espaço para a realização de perguntas e interagiram com o público presente. A reitora da Unifebe, profª. Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, recebeu os palestrantes em seu gabinete no final da tarde de quinta-feira, e reiterou a importância da participação dos mesmos no evento.

Os palestrantes
Wesley Oliveira Collyer é graduado em Ciências Náuticas e em Direito, pós-graduado em Política e Estratégia, especializado em Direito Marítimo e em Técnicas de Negociação e Conciliação. Mestre em Direito das Relações Internacionais, Comércio e Atividade Portuária. Já ocupou os cargos de comandante de navios petroleiros, juiz suplente do Tribunal Marítimo, inspetor geral da maior frota marítima do hemisfério sul, negociador trabalhista da Petrobras e Juiz Federal do Trabalho. É professor universitário, advogado parecerista e consultor em Florianópolis, atuando em direito ambiental, marítimo e portuário. Além disso, preside a Academia Catarinense de Letras e Artes.

Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino possui graduação em Direito, especialização em Administração e Mestrado em Ciência Jurídica. Atualmente é doutorando em Ciência Jurídica e professor de várias Instituições de Ensino, entre elas, a Unifebe. Tem experiência na área de Direito, com ênfase nos seguintes temas: Ética Geral e Profissional, Sócio-Antropologia, Política Jurídica, Filosofia, Sociologia, Teoria do Direito, Teoria Geral do Estado, Teoria dos Valores e Direito na Pós-modernidade. Possui experiência, também, na área da Administração, Turismo e Gastronomia em Noções de Direito Público e Privado.

Suzete Habitzreuter Hartke é graduada em Direito e mestre em Ciência Jurídica. Além de ser pesquisadora do CNPq, atua como professora em várias Instituições de Ensino, entre elas, a Unifebe. Tem experiência na área de Direito, em especial no exercício do magistério e da pesquisa.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Nota de falecimento (22/09)

Nota de falecimento (22/09)


23 de setembro de 2014
Estudantes projetam vitrines para lojistas da região

Estudantes projetam vitrines para lojistas da região


13 de novembro de 2015
Os desafios do profissional contábil regem Semana de Contabilidade

Os desafios do profissional contábil regem Semana de Contabilidade


27 de setembro de 2011
Skip to content