04 de março de 2010

Palestra sobre ética na política movimentou Unifebe

A palestra "Ética, Ética na política e sua repercussão na comunidade internacional: reflexões" realizada no dia 3 de março, nos períodos matutino e noturno, no Auditório do Bloco C da Unifebe – Centro Universitario de Brusque, reuniu diversos acadêmicos do curso de Direito, além de pessoas da comunidade interessadas no assunto.

Na oportunidade, a nova coordenadora do curso de Direito, Thaís Vandresen, deu as boas vindas aos acadêmicos e anunciou que assumiu o cargo, antes ocupado pelo professor Schmitz. Ela deu destaque ao trabalho realizado pelo professor e pediu a colaboração de todos para que se dê continuidade à proposta desenvolvida no curso.

Os palestrantes Wesley Oliveira Collyer, Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino e Suzete Habitzreuter Hartke falaram sobre a importância da ética na política e trouxeram exemplos práticos sobre casos que repercutiram diretamente na comunidade internacional.

A professora Suzete falou sobre os fatores que refletem na formação dos valores éticos da população. Ela acrescentou que o país está sempre relacionado com a comunidade internacional e por isso, é preciso estar atento, analisar de forma critica e fundamentada todo o entorno político, econômico e social.

"Está havendo uma terrível ausência de comunicação entre aquilo que nós propomos como ideal de vida para o século XXI e a questão da prática. O grande desafio de hoje é buscar os significados que traduzam o que é o século XXI em termos de valores", disse o professor Aquino. Segundo ele, o Estado possui muito mais uma característica de domínio do que de promoção do desenvolvimento humano. Além disso, ele acredita que o Direito como instrumento do Estado também está deixando de trazer ordem e segurança para este cenário.

Já o professor Collyer, acrescentou que a crise ética atual e a gravidade da impunidade ajudam os corruptos, desestimulam os cidadãos de bem a terem esperança no futuro e fazem com que os jovens não se orgulhem de seu próprio país. Para ele, os cidadãos devem demonstrar sua indignação diante desta situação e agir, através do voto ético, que não é comprado e não é feito apenas por amizade ou por promessa de trabalho. Wesley defende que o voto deve estar comprometido com o bem estar e a justiça social, acrescentado que ao anular, o cidadão opta pela a anulação da democracia.

Ao final da palestra, os palestrantes abriram espaço para a realização de perguntas e interagiram com o público presente. A reitora da Unifebe, profª. Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, recebeu os palestrantes em seu gabinete no final da tarde de quinta-feira, e reiterou a importância da participação dos mesmos no evento.

Os palestrantes
Wesley Oliveira Collyer é graduado em Ciências Náuticas e em Direito, pós-graduado em Política e Estratégia, especializado em Direito Marítimo e em Técnicas de Negociação e Conciliação. Mestre em Direito das Relações Internacionais, Comércio e Atividade Portuária. Já ocupou os cargos de comandante de navios petroleiros, juiz suplente do Tribunal Marítimo, inspetor geral da maior frota marítima do hemisfério sul, negociador trabalhista da Petrobras e Juiz Federal do Trabalho. É professor universitário, advogado parecerista e consultor em Florianópolis, atuando em direito ambiental, marítimo e portuário. Além disso, preside a Academia Catarinense de Letras e Artes.

Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino possui graduação em Direito, especialização em Administração e Mestrado em Ciência Jurídica. Atualmente é doutorando em Ciência Jurídica e professor de várias Instituições de Ensino, entre elas, a Unifebe. Tem experiência na área de Direito, com ênfase nos seguintes temas: Ética Geral e Profissional, Sócio-Antropologia, Política Jurídica, Filosofia, Sociologia, Teoria do Direito, Teoria Geral do Estado, Teoria dos Valores e Direito na Pós-modernidade. Possui experiência, também, na área da Administração, Turismo e Gastronomia em Noções de Direito Público e Privado.

Suzete Habitzreuter Hartke é graduada em Direito e mestre em Ciência Jurídica. Além de ser pesquisadora do CNPq, atua como professora em várias Instituições de Ensino, entre elas, a Unifebe. Tem experiência na área de Direito, em especial no exercício do magistério e da pesquisa.

Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Eventos da semana – De 11 a 16 de agosto