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10 de maio de 2018

Parceria entre UNIFEBE e Círculo S/A busca fortalecer trabalho artesanal na moda

Projeto “Tricô também é Moda” é realizado pelos acadêmicos de Design de Moda

Daiane Benso

Estudos indicam que a técnica do tricô surgiu no antigo Egito a partir do tecer de madeiras e ossos, mas séculos depois esta prática ganhou outros patamares, novos pontos, texturas e mercados que reservam cada vez mais um espaço cativo no universo da moda. Por estar em destaque, Santa Catarina passa a contar com o projeto “Tricô também é Moda”, realizado em parceria entre a UNIFEBE e a Círculo S/A — referência nacional em produtos para trabalhos manuais.

Os acadêmicos da primeira fase de Design de Moda participam de aulas que buscam evidenciar o tricô, mostrando tendências e inspirando a renovação desta técnica artesanal nas produções. Eles recebem noções gerais, materiais explicativos e realizam práticas para desenvolver peças de vestuário.

As atividades são realizadas todas as quartas-feiras com artesã especialista em tricô, que é parceira da Círculo S/A. A empresa têxtil disponibiliza o material e oferece o conteúdo desenvolvido no curso.

— Nossa estratégia e propósito no mercado handmade é educar o consumidor, inserindo-o nesse novo cenário de renovação da moda, fazendo com que ele perceba o valor agregado em cada peça exclusiva desenvolvida em trabalhos artesanais. Acreditamos que um dos caminhos importantes para reforçamos este conceito é junto às universidades, que contribuem com a visão acadêmica aliado ao nosso olhar de mercado — explica o diretor de Marketing da Círculo S/A, Osni de Oliveira Junior.

Novo significado

Entre os principais objetivos do projeto é dar novo significado para o uso do tricô. A proposta é mostrar aos acadêmicos que, mais que uma técnica de artesanato, a prática também está voltada ao lifestyle. O coordenador de Design de Moda da UNIFEBE, Rodrigo Zen, enfatiza que o contato com antigas heranças e práticas contemporâneas pode fazer com que os alunos desenvolvam um novo processo criativo e assim tragam novas vertentes ao mundo da moda tradicional.

— A moda quando tem a possibilidade de ser mais autoral, que traz elementos tanto da indústria quanto do artesanal, tem muito mais valor agregado e muito mais significado — destaca Zen.

Estudo de campo

Os acadêmicos também participam de estudos de campo, como uma visita técnica realizada à fábrica da Círculo S/A, onde conheceram produtos e entenderam de que forma a empresa está inserida no mercado da moda, contando com parcerias com grandes estilistas e grifes, como Samuel Cirnansck, Ronaldo Fraga, Colcci, o projeto Ponto Firme que desfilou nesta edição da São Paulo Fashion Week, entre outros.

O projeto “Tricô também é Moda” seguirá até a quarta fase quando será realizado um grande desfile que apresentará peças exclusivas produzidas ao longo do projeto pelos alunos.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

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