19 de novembro de 2014

Passado Moderno traz glamour à passarela na da Semana de Moda

O glamour tomou conta da passarela em peças inspiradas na macrotendência “Passado Moderno”, rainhas e em sociedades da antiguidade. Os acadêmicos da 2ª, 4ª e 6ª fase de Design de Moda brilharam na noite de terça-feira, 18, apresentando suas coleções na XIV Semana de Moda – UNIMODA do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Cada fase desenvolveu suas peças baseadas em temas específicos.

O evento, realizado no clube Santos Dumont, atraiu acadêmicos, professores, empresários e comunidade. O público lotou as fileiras ao redor da passarela para acompanhar os detalhes das coleções criadas pelos estudantes.

Coleções

A 2ª fase criou uma coleção para a marca Bakulelê, que faz parte do grupo Biliton.

Os acadêmicos tiveram o desafio de criar minicoleções para crianças de zero a 5 anos. Os looks foram idealizados pelos estudantes e a confecção das peças ficou por parte da empresa.

Segundo o professor Rodrigo Zen da disciplina de Pesquisa Comportamental e Tendências, o resultado foi motivo de orgulho. “Os estudantes entram na faculdade cheios de sonhos, inspirações e referências. O contato logo nas primeiras fases com a indústria local faz com que eles pensem em produtos que possam ser adaptados para a realidade em que vivemos. Foi um desafio e tanto, um grande projeto, mas o resultado deu bastante orgulho”, afirma.

A 4ª fase apresentou 30 looks. Os estudantes tiveram o apoio da empresa RenauxView, entre outras, para a confecção da coleção. Para o acadêmico Daniel Goulart, participar do desenvolvimento de uma coleção foi um desafio.

“Pesquisamos a silhueta de cada época e escolhemos um tema. A partir dele, desenvolvemos um look conceitual e dois comerciais. Foi um trabalho que levou todo o semestre, então a ansiedade e o nervosismo estavam muito grandes, mas foi um sucesso”, comemora.

A última coleção a entrar na passarela foi criada pelas acadêmicas e organizadoras do desfile, as alunas da 6ª fase. Elas se inspiraram em Rainhas e futuras Rainhas para desenvolver vestidos de festa Outono/Inverno 2015. A elaboração das peças teve o apoio das empresas Renovando e Walentex.

Para a acadêmica Loiane Mallmann, após o desfile a sensação foi de dever cumprido. “Todas as dificuldades, desafios e questões que passamos para o sucesso do evento serão levadas como experiência tanto para a vida profissional quanto para a pessoal. Foi uma experiência incrível”, conta.

Durante a noite, a coordenadora do curso, Edinéia Pereira da Silva Betta, também fez o lançamento do Escritório Experimental de Moda. “Desde as primeiras fases, os estudantes trabalham com clientes reais. Esse é o nosso diferencial. Para o desfile, tivemos o apoio de aproximadamente 40 empresas patrocinadoras, o que demonstra o comprometimento deles com o curso e o quanto acreditam em nossa instituição”, conta.

Programação

Na quarta-feira, será lançado o aplicativo “Glossário de Moda” – desenvolvido pelo Curso de Sistemas da Informação da UNIFEBE e blog do curso de moda a partir das 18h30 no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha. Dando continuidade à noite, profissionais da área debaterão o tema “Marketing Digital” em uma mesa redonda.

O encerramento da semana será na quinta-feira com as oficinas de “Estamparia Manual” de Káritha B. de Macedo, “Ilustração” de Rodrigo Gesser e “Produção de Moda” de Jeison Visconti a partir das 18h30 na UNIFEBE.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Semana do Meio Ambiente da UNIFEBE promove discussão sobre problemas ambientais regionais