23 de agosto de 2012

Paula Gomide fala de Psicologia Forense na UNIFEBE

A Semana de Psicologia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE foi aberta na noite de quarta-feira, 22, no anfiteatro da instituição, com a palestra “Psicologia Forense e áreas de atuação” ministrada por Paula Gomide. O evento foi promovido pelo curso de Psicologia da UNIFEBE em comemoração aos 50 anos da profissão no Brasil.

A profissional tem doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia e atualmente é coordenadora do Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná. Participaram da palestra acadêmicos de Psicologia, Direito e Pedagogia.

Paula Gomide explicou aos participantes quais os princípios da Psicologia Forense. “A psicologia forense consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos ao serviço do Direito, à proteção da sociedade e à defesa dos direitos do cidadão, através da perspectiva psicológica”.

Esse ramo da psicologia atua em situações que se apresentam nos tribunais, dedicando-se ao estudo do comportamento criminoso. Do ponto de vista clínico, tenta construir o percurso de vida do indivíduo criminoso e todos os processos psicológicos que o possam ter conduzido à criminalidade, tentando descobrir a fonte do problema, uma vez que só assim se pode partir à descoberta da solução.

Segundo Paula Gomide descobrindo as causas das desordens tanto mentais como comportamentais também se pode determinar uma pena justa, tendo em conta que estes casos são muito particulares e assim devem ser tratados em tribunal.

O psicólogo formado nesta área tem que dominar os conhecimentos que dizem respeito à psicologia em si, mas também tem que dominar os conhecimentos referentes às leis civis e às leis criminais. Deve ser um bom clínico e possuir um conhecimento pormenorizado da psicopatologia. Podem-se encontrar peritos nesta área em instituições hospitalares, especialmente do tipo psiquiátrico.

Mesa Redonda

Dando continuidade à I Semana de Psicologia, acontece uma Mesa Redonda no dia 24, no auditório do Campus Santa Terezinha, às 19h, e tem como objetivo debater sobre os desafios da profissão.

A organização do evento é do coordenador do curso de Psicologia da UNIFEBE, professor Ademir Bernardino da Silva. “Estamos organizando essa Semana para promovermos os 50 anos da profissão no Brasil e discutirmos os desafios futuros. A palestra vem enfatizar a importância da psicologia como coparticipante dos processos jurídicos”, afirmou ele.

Mais informações pelo telefone: (47) 3211-7000.

Texto: Elizandra Damasceno

Unifebe sedia reunião do Grupia