25 de março de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Pedagogia da UNIFEBE organiza Seminário focado em Feiras de Matemática em escolas da região

Atividade contou com experiências e iniciativas realizadas em escolas de Blumenau e Guabiruba

Os projetos desenvolvidos por professores da educação básica para Feiras de Matemática foram apresentados para acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIFEBE, durante o Seminário sobre Feiras de Matemática. A atividade, desenvolvida no início do mês, contemplou propostas da rede pública e privada, desenvolvidas em escolas de Blumenau e Guabiruba.
No primeiro dia de ação, voltada para acadêmicos da 4ª fase do curso, eles puderam acompanhar os projetos desenvolvidos na Escola Básica Municipal Henrique Alfarth, sediada em Blumenau. Também houve um momento para os acadêmicos da 6ª fase, baseado no trabalho desenvolvido na Encanto Clínica Interdisciplinar, de Guabiruba.

Na UNIFEBE, os trabalhos foram organizados pelas professoras Tamily Roedel e Hannelore Nehring. Na avaliação de Tamily, o trabalho permite uma aproximação diferente com a disciplina e amplia as possibilidades de atuação em sala de aula para os futuros professores.
“O Seminário sobre Feiras de Matemática foi importante para os acadêmicos verem a Matemática com um outro olhar. A Matemática pode ser divertida, aplicada em jogos, e levar o aluno a fazer reflexões. Entendendo que ela faz parte do nosso dia a dia, e que realizar um projeto para uma Feira de Matemática, é uma das estratégias e metodologia que deve ser considerada no aprendizado das crianças”, descreve.

Experiência qualificada
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, o envolvimento de professores e acadêmicos com as programações tem sido positivo. Ela exemplifica com a participação de representantes do curso em projetos para a edição municipal do evento.
Segundo a professora, atividades como a promovida pelo curso são um diferencial para qualificar os projetos e elevar a formação dos futuros pedagogos. “Essa parceria com esses profissionais que vieram dialogar contribuiu significativamente com a formação de nossos acadêmicos, pela vasta experiência em realizar projetos para as Feiras de Matemática de nossa região”, descreve.
Segundo a acadêmica, Maiara Sbardelatti, a atividade foi uma boa oportunidade para pensar e estudar novas formas de abordar a matemática com o público infantil. De acordo com ela, a atividade reforçou a importância do uso da ciência no dia a dia e exemplifica com atividades profissionais ou de serviços presentes na rotina das famílias.
Para a atividade em dupla, a escolha de Maiara foi por abordar o sistema monetário. A dinâmica será desenvolvida como ambientação à operação de um mercado e as diferentes transações financeiras praticadas. “A formação veio para nos mostrar, fazer estudar e trazer para a sala de aula, como estudar matemática de uma forma lúdica, prazerosa”, descreve a acadêmica.

Unifebe inicia mais um curso de Pós-Graduação

06 de abril de 2005
Unifebe promove Palestra e Lançamento

01 de novembro de 2010