29 de fevereiro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pedagogia UNIFEBE promove integração entre calouros e veteranos do curso

Projeto Angel Friend é realizado todo início de semestre

Realizado semestralmente pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE, o projeto Angel Friends, integra calouros e veteranos, por meio de uma série de ações de apoio mútuo entre os próprios estudantes. Segundo a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, a iniciativa visa, sobretudo, evidenciar que a trajetória universitária pode ser mais leve se compartilhada com os colegas. “Ao ingressar no Ensino Superior o estudante precisa encarar uma série de mudanças e responsabilidades e, é nesse sentido, que o projeto Angel Friend se torna um suporte e um incentivo a essa nova fase da vida do acadêmico iniciante”, explica a coordenadora.

Gabriel Tainan Radavelli foi o amigo anjo da caloura Ana Flavia Thomaz. Mesmo já tendo concluído um curso de Graduação na UNIFEBE, Ana contou com o apoio do colega para entender as dinâmicas do novo curso. “Acredito que não só para mim, mas para todos da minha turma o projeto foi uma maneira divertida de nos integramos com os outros acadêmicos e entender um pouco melhor o funcionamento do curso e o que esperar dele”, revela a caloura de Pedagogia.

Nesta edição, os veteranos da 2ª e 3ª fases foram ao encontro dos 34 calouros. Vestidos com asas de anjos, eles realizaram uma dinâmica em que as frases dos amigos anjos se completavam com as dos novos estudantes. A atividade foi realizada uma semana após as aulas iniciarem. “Foi um momento muito significativo tanto para os calouros quanto aos veteranos, que puderam dialogar e, a partir de então, estabelecer um vínculo afetivo, ficando de prontidão pelas próximas semanas, para sanar dúvidas, ouvir os anseios dos iniciantes e ajudá-los a passar por essa fase inicial com tantos desafios, sendo verdadeiros “Anjos Amigos””, complementa a professora Eliane.

Para o veterano Gabriel, ser o amigo anjo permitiu desenvolver uma série de competências e habilidades que serão inerentes ao seu futuro profissional. “Eu acredito que ajudar um calouro do curso é uma experiência muito enriquecedora, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. É uma forma de exercer a solidariedade, a cooperação, e a responsabilidade social. É uma forma de aprender e ensinar ao mesmo tempo, sendo um verdadeiro pedagogo”, enfatiza o acadêmico.

Além da integração, o projeto também é uma atividade do curso, já que todos os momentos de monitoria são registrados pelos veteranos e apresentados em um portfólio.

Confira as fotos da primeira atividade de integração do projeto:

Terceiro dia na Alemanha é marcado por importante agenda política
Internacionalização

Terceiro dia na Alemanha é marcado por importante agenda política

18 de julho de 2018
Com palestra e depoimentos de empresários, Programa Semear aborda felicidade no trabalho
Administração

28 de março de 2024