01 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pedagogia UNIFEBE realiza projeto em parceria com Escola Sesc de São João Batista para que crianças construam um livro coletivo

Atividade está sendo realizada com os alunos do 5º ano do educandário

As histórias, os desenhos e as ideias criativas dos alunos do 5º ano da Escola Sesc, do município de São João Batista, estão sendo transformadas em um livro coletivo. A atividade é fruto do projeto de extensão, desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE em parceria com o educandário, com o intuito de aproximar os acadêmicos e a universidade da comunidade regional.

Iniciado em outubro com os alunos do 5º ano do período vespertino, o projeto instiga as crianças a elaborarem histórias e ilustrações para serem compiladas em um livro. A ideia é que, por meio de ferramentas tecnológicas, a narrativa criada pelos estudantes se transforme também em um jogo.

“Durante a elaboração da história e ilustrações as crianças desenvolverão a criatividade, a escrita narrativa e o desenho. Conhecerão a possibilidade de transformar seus textos em um livro que pode ser jogado no computador. Além dessas habilidades, o projeto proporciona o trabalho em equipe, a resolução de problemas, imaginação, criação, e consequentemente, o desenvolvimento do pensamento”, explica a professora do curso de Pedagogia, Luciane Oliveira da Rosa.

Após seis encontros em São João Batista, em novembro, as crianças compartilharão o resultado do projeto, lançando o Livro-jogo para familiares e acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIFEBE. O evento será realizado no auditório do Bloco C, do campus Santa Terezinha.

Nos relatos, dispostos no mural da escola, a aluna Maria Clara, do 5º ano, descreve o quão divertido tem sido o projeto. “Amei a ideia de criar um Livro-jogo, porque desperta a curiosidade das crianças e adolescentes ao fazer escolhas e interferir na história. Ainda mais para nós, os autores dela, que criamos toda a história. Estou muito animada para apresentar esse projeto em Brusque”, evidencia Maria.

A proposta de um jogo interativo no qual os competidores possam escolher o destino dos personagens também faz parte do desafio do livro. “A iniciativa de construir este livro especificamente, além de toda criatividade, inovação, perpassa também pela tecnologia, trazendo uma riqueza imensa de aprendizados neste campo, tanto para os estudantes do curso, quanto para as crianças da Escola do SESC em São João Batista. Cabe destacar um outro elemento importante para o sucesso desse projeto, a interdisciplinaridade, com o envolvimento de professores de diferentes áreas”, complementa a Professora Eliane Kormann, Coordenadora do Curso de Pedagogia.

O projeto

O projeto do Livro-jogo foi elaborado pelas professoras Luciane Oliveira da Rosa e Eliane Kormann e está sendo aplicado pela professora Luciane, pelo acadêmico Edenilson Vargas, da 3ª fase de Pedagogia Anos Iniciais, com a participação da professora regente da turma, Vanessa Casas, e do auxiliar William Vieira da Silva.

A iniciativa também conta com o apoio e envolvimento dos professores do curso, Fernando Merízio, referência em gamificação, Mariana Aparecida Vicentini, estudiosa da cultura maker, e da professora Otília Lizete de Oliveira Martins Hening, sumidade na área de linguagens e literatura.

“É essa interação entre os saberes e entre a comunidade que evidencia o papel da universidade comunitária no desenvolvimento da sociedade. Parabéns aos professores e estudantes pelo compromisso em realmente fazer acontecer a extensão universitária”, enaltece o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Confira as fotos do processo de produção do livro e de alguns depoimentos dos estudantes:

UNIFEBE participa de Fórum da Acafe na Unochapecó

25 de setembro de 2013
Comunicado n° 24/11 – Entrevistas para vaga de Auxiliar Técnico em Informática I

22 de março de 2011
UNIFEBE é ponto de arrecadação do Sesc Solidário para as vítimas de enchente do Acre

17 de março de 2015