notícias colégio
Notícias
16 de outubro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pedagogia UNIFEBE realiza visita técnica ao Museu Casa de Brusque

Atividade foi realizada com estudantes da 4ª e 6ª fase do curso

Ao longo da Graduação, os acadêmicos de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) aprendem a ensinar sobre a história regional e as fontes históricas em que esses relatos podem ser encontrados. Nesse sentido, orientados pelo professor Marcelo Noldin, do Componente Curricular Ciências Humanas: Saberes e Práticas I, as estudantes da 4ª e 6ª fases do curso participaram de uma visita técnica ao Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim – Museu Casa de Brusque.

Na visita, guiada pela historiadora Luciana Tomasi, as acadêmicas puderam conferir as principais fontes históricas disponíveis no acervo desde documentos, fotografias, jornais e até objetos. “Como grande parte de nossas estudantes irá atuar na rede municipal de ensino, é essencial que elas conheçam a cidade, sua história e como ela pode ser relatada e trabalhada na sala de aula com os alunos”, explica o professor Marcelo Noldin.

Reconhecer os cenários históricos e relacionar os conteúdos expostos em sala de aula com os ambientes do museu é uma das propostas do curso, destaca a coordenadora, professora Eliane Kormann. “Nessa visita técnica o intuito é também proporcionar esse pertencimento. Que elas se sintam parte da história do município e reconheçam a importância da preservação desses acervos para a educação e para o ensino de seus futuros alunos”, enaltece a professora Eliane.

Esta foi a primeira vez da acadêmica Camila Dada, da 4ª fase, no Museu Casa de Brusque. “Como não conhecia o Museu foi tudo novidade. Achei muito interessante como eles abordam a história da nossa região e como cuidam de cada detalhe. Durante a visita fiquei imaginando as possibilidades de proporcionar esses momentos para os meus futuros alunos”, conta a acadêmica.

Diferente de Camila, Keyla visitou o Museu quando ainda era criança e estudava no Ensino Fundamental. “Poder observar o acervo histórico da Casa de Brusque dessa vez como futura professora, foi completamente diferente. Com certeza essa visita trouxe muito conhecimento acerca de nossa história e das pessoas que ajudaram a construí-la e, isso tudo poderá ser aplicado na sala de aula com as crianças”, complementa Keyla.

Na visita, as estudantes prestigiaram a exposição temporária “Os povos indígenas e a colonização europeia no Vale do Itajaí (SC): Histórias de Contato.

Confira nas fotos como foi a visita técnica:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Assembleia reorganiza Fórum DCA

Assembleia reorganiza Fórum DCA


23 de agosto de 2011
Grêmio Estudantil do Colégio UNIFEBE realiza viagem de estudos para Curitiba
Colégio UNIFEBE

Grêmio Estudantil do Colégio UNIFEBE realiza viagem de estudos para Curitiba


29 de novembro de 2022
Comunicado Proppex n° 27/2011 – Relação dos Projetos Sociais e de Extensão – Bolsas de Estudo FUNDOSOCIAL 2011.2

Comunicado Proppex n° 27/2011 – Relação dos Projetos Sociais e de Extensão – Bolsas de Estudo FUNDOSOCIAL 2011.2


12 de setembro de 2011
Skip to content