16 de outubro de 2023
Olga Luisa dos Santos

Pedagogia UNIFEBE realiza visita técnica ao Museu Casa de Brusque

Atividade foi realizada com estudantes da 4ª e 6ª fase do curso

Ao longo da Graduação, os acadêmicos de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) aprendem a ensinar sobre a história regional e as fontes históricas em que esses relatos podem ser encontrados. Nesse sentido, orientados pelo professor Marcelo Noldin, do Componente Curricular Ciências Humanas: Saberes e Práticas I, as estudantes da 4ª e 6ª fases do curso participaram de uma visita técnica ao Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim – Museu Casa de Brusque.

Na visita, guiada pela historiadora Luciana Tomasi, as acadêmicas puderam conferir as principais fontes históricas disponíveis no acervo desde documentos, fotografias, jornais e até objetos. “Como grande parte de nossas estudantes irá atuar na rede municipal de ensino, é essencial que elas conheçam a cidade, sua história e como ela pode ser relatada e trabalhada na sala de aula com os alunos”, explica o professor Marcelo Noldin.

Reconhecer os cenários históricos e relacionar os conteúdos expostos em sala de aula com os ambientes do museu é uma das propostas do curso, destaca a coordenadora, professora Eliane Kormann. “Nessa visita técnica o intuito é também proporcionar esse pertencimento. Que elas se sintam parte da história do município e reconheçam a importância da preservação desses acervos para a educação e para o ensino de seus futuros alunos”, enaltece a professora Eliane.

Esta foi a primeira vez da acadêmica Camila Dada, da 4ª fase, no Museu Casa de Brusque. “Como não conhecia o Museu foi tudo novidade. Achei muito interessante como eles abordam a história da nossa região e como cuidam de cada detalhe. Durante a visita fiquei imaginando as possibilidades de proporcionar esses momentos para os meus futuros alunos”, conta a acadêmica.

Diferente de Camila, Keyla visitou o Museu quando ainda era criança e estudava no Ensino Fundamental. “Poder observar o acervo histórico da Casa de Brusque dessa vez como futura professora, foi completamente diferente. Com certeza essa visita trouxe muito conhecimento acerca de nossa história e das pessoas que ajudaram a construí-la e, isso tudo poderá ser aplicado na sala de aula com as crianças”, complementa Keyla.

Na visita, as estudantes prestigiaram a exposição temporária “Os povos indígenas e a colonização europeia no Vale do Itajaí (SC): Histórias de Contato.

Confira nas fotos como foi a visita técnica:

Formação Continuada apresenta ferramentas para melhorar a interatividade nas aulas take-home
Formação

21 de maio de 2020