notícias colégio
Notícias
10 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pertencimento e valorização da cultura de Brusque são abordados em visita técnica ao Parque das Esculturas

Acadêmicos de Educação Especial participaram de visita guiada à exposição a céu aberto

Com a temática “Parque das Esculturas: Pertencimento e Valorização da Cultura de Brusque”, os acadêmicos da 2ª fase de Educação Especial da UNIFEBE, participaram de uma visita técnica ao Parque das Esculturas Ilse Teske. A atividade foi uma iniciativa da professora Ivanete Lago Groh, na disciplina de Currículo e Didática, e teve como objetivo ampliar a percepção artística e reconhecer a influência da cultura na formação de grupos e identidades. “O Repertório Cultural é uma das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sendo assim, um marco importante no reconhecimento e valorização das manifestações artísticas e culturais locais”, elucida a professora.

O Parque das Esculturas de Brusque é considerado o maior do gênero a céu aberto da América do Sul e possui em seu acervo 41 obras esculpidas em mármore, de autoria de artistas de várias partes do mundo. Além dos brasileiros de destaque, como Amílcar de Castro e de Oscar Niemeyer, principal arquiteto brasileiro do século passado, ainda é possível encontrar um dos últimos trabalhos do Giò Pomodoro, um dos mais famosos escultores italianos de todos os tempos.

A visita foi guiada pela arte educadora Jaqueline da Silva, que fez a apresentação e contextualização das principais obras do acervo. Jaqueline também respondeu muitos questionamentos feitos pelos acadêmicos que ficaram impressionados com a importância e o valor cultural das obras expostas no parque. Após a visita guiada, os estudantes realizaram piquenique e comemoraram os aniversariantes do mês, promovendo um rico momento de confraternização e de conversas sobre as obras e a visita.

Na sequência, os acadêmicos puseram em prática os conhecimentos adquiridos, participando de uma “caça ao tesouro”. Na atividade, proposta pela professora Ivanete, os estudantes formaram quatro grupos e receberam pistas que estavam relacionadas às obras e seus autores. Assim, de forma lúdica, por meio de uma estratégia de gamificação, os grupos foram desafiados a produzir poemas e representações de obras de uma forma criativa e dinâmica.

Para a professora Ivanete, a atividade foi um momento significativo de descontração, confraternização e de muito aprendizado. “Os acadêmicos puderam compreender a arte como fundamental na formação humana e reconhecer o Parque das Esculturas como um espaço de pertencimento de nossa cultura local”, destaca a professora.

Paula Eduarda Gulini é acadêmica do curso de Educação Especial e egressa do curso de Pedagogia da UNIFEBE. De acordo com a estudante e pedagoga, em momentos como os vivenciados no Parque das Esculturas, os futuros profissionais aprimoram seus conhecimentos acadêmicos. “Durante a visita pudemos perceber o quão fundamental é o repertório cultural para a inclusão de todos nas manifestações culturais presentes em nossa sociedade. A arte no processo de ensino-aprendizagem tem como papel desenvolver a criatividade, a experiência estética e afetiva, as emoções, os sentimentos, a sensibilidade das pessoas e o Parque das Esculturas transmite tudo isso de forma inclusiva”, complementa Paula.

Como produto final da Visita Técnica, os acadêmicos escolherão uma obra para pesquisar sobre sua concepção e autoria. A partir dos estudos, produzirão um pôster, que poderá ser apresentado no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFEBE– ENPEX.

Fotos: professora Ivanete. 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Coro da UNIFEBE participa de cerimônia de abertura do JASC

Coro da UNIFEBE participa de cerimônia de abertura do JASC


22 de outubro de 2012
Últimos dias para realizar as inscrições no Enpex

Últimos dias para realizar as inscrições no Enpex


13 de outubro de 2011
Desfile Fashion Now da UNIFEBE destaca diversidade na passarela
UNIFEBE

Desfile Fashion Now da UNIFEBE destaca diversidade na passarela


07 de dezembro de 2017
Skip to content