10 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pertencimento e valorização da cultura de Brusque são abordados em visita técnica ao Parque das Esculturas

Acadêmicos de Educação Especial participaram de visita guiada à exposição a céu aberto

Com a temática “Parque das Esculturas: Pertencimento e Valorização da Cultura de Brusque”, os acadêmicos da 2ª fase de Educação Especial da UNIFEBE, participaram de uma visita técnica ao Parque das Esculturas Ilse Teske. A atividade foi uma iniciativa da professora Ivanete Lago Groh, na disciplina de Currículo e Didática, e teve como objetivo ampliar a percepção artística e reconhecer a influência da cultura na formação de grupos e identidades. “O Repertório Cultural é uma das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sendo assim, um marco importante no reconhecimento e valorização das manifestações artísticas e culturais locais”, elucida a professora.

O Parque das Esculturas de Brusque é considerado o maior do gênero a céu aberto da América do Sul e possui em seu acervo 41 obras esculpidas em mármore, de autoria de artistas de várias partes do mundo. Além dos brasileiros de destaque, como Amílcar de Castro e de Oscar Niemeyer, principal arquiteto brasileiro do século passado, ainda é possível encontrar um dos últimos trabalhos do Giò Pomodoro, um dos mais famosos escultores italianos de todos os tempos.

A visita foi guiada pela arte educadora Jaqueline da Silva, que fez a apresentação e contextualização das principais obras do acervo. Jaqueline também respondeu muitos questionamentos feitos pelos acadêmicos que ficaram impressionados com a importância e o valor cultural das obras expostas no parque. Após a visita guiada, os estudantes realizaram piquenique e comemoraram os aniversariantes do mês, promovendo um rico momento de confraternização e de conversas sobre as obras e a visita.

Na sequência, os acadêmicos puseram em prática os conhecimentos adquiridos, participando de uma “caça ao tesouro”. Na atividade, proposta pela professora Ivanete, os estudantes formaram quatro grupos e receberam pistas que estavam relacionadas às obras e seus autores. Assim, de forma lúdica, por meio de uma estratégia de gamificação, os grupos foram desafiados a produzir poemas e representações de obras de uma forma criativa e dinâmica.

Para a professora Ivanete, a atividade foi um momento significativo de descontração, confraternização e de muito aprendizado. “Os acadêmicos puderam compreender a arte como fundamental na formação humana e reconhecer o Parque das Esculturas como um espaço de pertencimento de nossa cultura local”, destaca a professora.

Paula Eduarda Gulini é acadêmica do curso de Educação Especial e egressa do curso de Pedagogia da UNIFEBE. De acordo com a estudante e pedagoga, em momentos como os vivenciados no Parque das Esculturas, os futuros profissionais aprimoram seus conhecimentos acadêmicos. “Durante a visita pudemos perceber o quão fundamental é o repertório cultural para a inclusão de todos nas manifestações culturais presentes em nossa sociedade. A arte no processo de ensino-aprendizagem tem como papel desenvolver a criatividade, a experiência estética e afetiva, as emoções, os sentimentos, a sensibilidade das pessoas e o Parque das Esculturas transmite tudo isso de forma inclusiva”, complementa Paula.

Como produto final da Visita Técnica, os acadêmicos escolherão uma obra para pesquisar sobre sua concepção e autoria. A partir dos estudos, produzirão um pôster, que poderá ser apresentado no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFEBE– ENPEX.

Fotos: professora Ivanete.

Coro da UNIFEBE participa de cerimônia de abertura do JASC

22 de outubro de 2012
Últimos dias para realizar as inscrições no Enpex