08 de março de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Pesquisa com técnicas de Inteligência Artificial são realizadas pelo Niasi

Artigos do Núcleo também foram aprovados em evento internacional

O Núcleo de Inteligência Artificial (Niasi) da UNIFEBE constantemente realiza pesquisas inovadoras que colaboram significativamente com o mercado.

Trabalhos com técnicas de Inteligência Artificial têm se destacado. Um deles, o artigo “Improving Decision-making in Virtual Learning Environments using a Tracing Tutor Agent” — Melhorando o Processo de Tomada de Decisão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizando um Agente Tutor Rastreador — em português, é sobre Agentes Tutores Inteligentes.

A linha de pesquisa utiliza a tecnologia de Agentes Inteligentes de software para criar tutores inteligentes para ambientes de Educação a Distância (EaD). Estes tutores inteligentes rasteiam os “clickstreams” de todos os alunos no ambiente virtual, identificando as trilhas de aprendizagem que os mesmos estão seguindo, quanto tempo passam em cada atividade da trilha, se estão ausentes, se estão fazendo as tarefas, como está o seu aproveitamento.

O sistema técnico de clusterizacão e aprendizado oferece um grande conjunto de informações para os tutores humanos tomarem decisões, evitando a evasão, motivando os estudantes e trazendo-os para o ambiente.

— Os acadêmicos se sentem mais motivados e amparados quando sentem que estão tendo uma atenção especial. É uma solução muito atrativa para instituições que trabalham com EaD — destaca o pesquisador e professor do Niasi, Aluizio Haendchen Filho.

O segundo artigo “An Evaluation Model for Dynamic Motivational Analysis” — Um Modelo de Avaliação para Análise Motivacional Dinâmica — em português, é sobre aplicação de técnicas de Inteligência Artificial no contexto empresarial, na área de Recursos Humanos (RH). É um tema inovador, que vem melhorar o processo de avaliação da motivação de funcionários em empresas.

Haendchen Filho explica que a abordagem cria um sistema para avaliação motivacional dinâmico, baseado em parâmetros obtidos nos sistemas de RH, e análise de sentimentos em redes sociais e comunicações na Internet.

— Criamos uma matriz tridimensional e utilizamos Computação Cognitiva e Processamento de Linguagem Natural para avaliar os sentimentos dos funcionários. É um tema inédito na literatura mundial, que já despertou o interesse de indústrias e empresas para as quais apresentamos o projeto. Não encontramos trabalhos similares na literatura — ressalta.

Aprovação internacional

Dois artigos do Niasi foram aceitos para publicação na 21ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação Empresarial (Iceis 2019). Participaram como coautores pesquisadores do Niasi e do Laboratório de Inteligência Aplicada (LIA).

A Iceis é considerada a conferência internacional mais conceituada na área de Sistemas de Informação Empresariais.

Equipe Nova Trento/Unifebe está nas finais do Infantil de Vôlei

23 de novembro de 2009
Comunicado Proppex nº 20/2011 – Resultado da Renovação da Bolsa de Estudo do FUNDOSOCIAL – 2011.2

03 de agosto de 2011