notícias colégio
Notícias
23 de março de 2020

Pesquisas científicas desenvolvidas com seres humanos são avaliadas por Comitê de Ética em Pesquisa na UNIFEBE

Colegiado é responsável por resguardar a identidade e os direitos dos participantes na pesquisa.

Durante a Graduação é comum que os acadêmicos utilizem seres humanos como objeto de pesquisa científica. Nesse sentido, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) busca resguardar a integridade e os direitos dos participantes.

A coordenadora do CEP, professora Camila da Cunha Nunes, explica que o colegiado interdisciplinar e independente, formado por membros de diversas áreas do conhecimento e representante de usuários é responsável pelas decisões sobre a ética da pesquisa. “A eticidade implica respeito aos participantes, em sua dignidade e autonomia, reconhecendo sua vulnerabilidade, assegurando sua vontade de contribuir e permanecer, ou não, na pesquisa”, ressalta Camila.

O CEP também visa contribuir com a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta está eticamente adequada. Ao emitir o parecer independente e consistente, o CEP colabora para o processo educativo dos pesquisadores, da instituição de ensino, dos próprios membros do Comitê, assim como da comunidade em geral, visto que também analisa projetos encaminhados pelo Conselho Nacional de Saúde (Conep).

“O Comitê de Ética em Pesquisa exerce um papel consultivo e, principalmente, educativo, pois assegura a formação continuada dos pesquisadores e da UNIFEBE, promovendo a discussão de pesquisas com seres humanos”, frisa Camila.

A Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, destaca que a instituição prima pela qualidade em todos os níveis e modalidades de ensino. “Pesquisa e ensino exigem responsabilidade. Por isso, a UNIFEBE se preocupa com o pesquisador, mas sobretudo, também com o pesquisado, salvaguardando todos os envolvidos”, enfatiza Edinéia.

Os estudantes pesquisadores que desejarem encaminhar seu projeto para apreciação do CEP UNIFEBE, devem submetê-lo por meio da Plataforma Brasil. É necessário se cadastrar e, após, protocolar com o projeto, alguns documentos exigidos pela Plataforma. Confira o  passo a passo para solicitar a apreciação: https://www.unifebe.edu.br/site/wp-content/uploads/procedimentos-para-apreciacao-de-protocolos-de-pesquisa.pdf.

Mais informações sobre submissão de projetos e documentos necessários, basta entrar em contato pelo e-mail etica@unifebe.edu.br ou acessar a página do Comitê no site da UNIFEBE.

 

 

 

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE participa de evento da Associação Catarinense de Tecnologia
Tecnologia

UNIFEBE participa de evento da Associação Catarinense de Tecnologia


06 de dezembro de 2018
Acadêmicos destaques de Fisioterapia são agraciados com livros técnicos
Fisioterapia

Acadêmicos destaques de Fisioterapia são agraciados com livros técnicos


30 de agosto de 2023
UNIFEBE promove I Seminário de Apresentação de TCCs
UNIFEBE

UNIFEBE promove I Seminário de Apresentação de TCCs


25 de fevereiro de 2015
Skip to content