15 de dezembro de 2016

Prefeito de Blumenau apresenta cases de gestão pública na UNIFEBE

Na noite de quarta-feira, 14 de dezembro, o prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes falou sobre os principais desafios e as inovações na gestão pública durante palestra no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. O evento foi realizado no auditório do Bloco C, Campus Santa Terezinha, e contou com a presença de acadêmicos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis e Gestão Comercial, autoridades e comunidade.

Segundo Bernardes, nos dias de hoje os desafios são imensos devido a atual situação do país.

— O Brasil passa por uma crise ética, de valores, econômica e, fundamentalmente, uma crise política. Portanto, administrar os municípios nesse cenário é adverso e, por isso, é preciso inovação, criatividade e soluções. Esse é o grande desafio, gastar menos com o governo para poder investir mais na população, na cidade e na sua comunidade — afirma.

Entre os exemplos da noite, o gestor falou sobre o case de transparência no município de Blumenau.

— Toda nossa ação é visando a transparência. Diante de todas as adversidades que eu mencionava, o grande desafio é que as pessoas tenham total conhecimento do que se passa no setor público. Quando proposta é fazer a coisa certa, do jeito certo, que é o nosso desejo, quanto mais transparência e controle por parte da comunidade, seguramente haverá mais e melhores resultados a favor da população — conta o prefeito.

Para reitor Günther Lother Pertschy, a palestra foi muito positiva e trouxe exemplos importantes que devem contribuir com a formação dos acadêmicos, os futuros gestores de suas comunidades.

— Ele causou uma boa impressão durante a palestra e demonstrou que é possível fazer a coisa certa e ainda ser reeleito. Essa foi a maior mensagem da noite: ganhar destaque por suas ações e não por partidos específicos. Os gestores públicos precisam governar para todos e não apenas para aqueles que votaram nele — avalia.

Para o acadêmico de Gestão Comercial Alcir Otto, a fala do prefeito despertou um sentimento altivo, pátrio, de que nem tudo está perdido.

— Acredito que as novas gerações sejam essenciais e primordiais para a nova política. Nada contra as velhas lideranças, mas aproveitando a máxima que em time que está ganhando não mexe, e sabemos que há muito obtemos resultados negativos, acredito que os nossos políticos devem sim dar lugar a jovens políticos, que não procuram o bem próprio, mas o bem comum — acredita.

Após a palestra, o prefeito Napoleão Bernardes compartilhou em seu Facebook uma mensagem em agradecimento à UNIFEBE.

— Fui muito bem recebido na reitoria da UNIFEBE, em Brusque, onde reencontrei amigos e conheci importantes lideranças acadêmicas, sociais e políticas. Minha gratidão ao reitor Günther Lother Pertschy, vice-presidente da Acafe, pela recepção calorosa e pelo convite para esta agradável. É sempre revigorante poder retornar ao ambiente universitário! — escreveu.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223