notícias colégio
Notícias
15 de maio de 2009

Prefeitos da região participam de encontro na Unifebe

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque realizou nesta quinta-feira, dia 14, um encontro com prefeitos da região, com a proposta de estabelecer uma aproximação entre as administrações municipais com as equipes da Instituição, visando futuros projetos que atendam as necessidades da região.

O encontro foi realizado no Auditório do Bloco C da Unifebe, no bairro Santa Terezinha, e contou com a presença dos prefeitos de Brusque, Paulo Roberto Eccel; de Botuverá, Zenor Francisco Sgrott; de Canelinha, Antônio da Silva; de Gaspar, Pedro Celso Zuchi; de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi; de São João Batista, Aderbal Manoel dos Santos; e do gerente de educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Moacir Merizio, além da reitora da Instituição Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, que foi a anfitriã da noite, dos pró-reitores, coordenadores de curso, professores e funcionários.

O prefeito de Tijucas foi representando no evento pela secretária de educação, Márcia Machado Maurício. Também estiveram presentes o secretário de Educação de Botuverá, Silvino Schmitz e as secretárias de educação de Canelinha e Nova Trento, Maria Salete Montibeller e Rosita Sônia Valle Tridapalli, respectivamente, além de outros secretários e servidores dos municípios participantes.

A reitora destacou a preocupação da Unifebe com o desenvolvimento regional, que está expresso na missão da Instituição. "Temos um compromisso com o desenvolvimento regional e sabemos que o grande desafio das administrações públicas é o atendimento as necessidades do cidadão, principalmente aos mais desassistidos que não têm condições de garantir serviços básicos como: educação e saúde, entre outros. Estamos aqui para superar estes desafios e encontrar uma forma de a Unifebe contribuir para que cada município atenda suas necessidades", resumiu a reitora.

Após a abertura do evento a reitora passou a mediar o evento passando a palavra aos prefeitos para que destacassem as principais dificuldades encontradas em suas administrações. O prefeito Paulo Eccel, lembrou o desafio que todas as cidades da região encontram após a catástrofe climática ocorrida em novembro do ano passado, que segundo ele deixou a lição de que é preciso respeito ao meio ambiente. Também ressaltou a importância do foco humanista na formação dos profissionais para atuar em todos os segmentos da sociedade. "Os estudantes precisam receber mais que um conhecimento técnico, é fundamental a formação humanista, que valorize o respeito ao próximo", afirmou. Eccel também ressaltou a importância da participação dos acadêmicos de Educação Física da Unifebe para o desenvolvimento dos projetos Segundo Tempo e Brusque Saudável.

O prefeito de Botuverá, Zenor Sgrott, afirmou que a presença da Unifebe em Brusque facilitou o acesso ao ensino superior para todos os moradores da região, que há anos atrás tinham muita dificuldade para se deslocar até outras universidades. "Não existe país evoluído, não existe estado desenvolvido e nem município que cresça sem que o seu fundamento seja a educação de qualidade. Qualquer administrador deste país que não estiver preocupado com a educação estará fatalmente destinado a ver seu governo não chegar a lugar nenhum", concluiu. Segundo ele, a parceria entre os municípios e a Unifebe poderão contribuir para a formação da consciência cidadã entre os acadêmicos, que no futuro poderão dirigir os municípios da região.

Acadêmico do curso de Direito da Instituição, o prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, foi convidado a participar do evento por atuar tanto na esfera acadêmica, como estudante, como na administração pública, como prefeito. Zuchi parabenizou a Unifebe pela iniciativa de aproximação entre a Instituição e os municípios e sugeriu a ampliação do debate, estendendo para a participação da comunidade: trabalhadores, empresários, estudantes. "Acredito que a participação da comunidade na elaboração de projetos que poderão vir a atender a necessidade de cada município é muito importante, pois as propostas da população poderão ser muito enriquecedoras", resumiu.

O prefeito de Nova Trento, Orivan Orsi, destacou a importância da troca de experiências e conhecimento entre os prefeitos e a Unifebe. "Nossa sociedade precisa evoluir em muitas coisas, Nova Trento precisa de uma parceria junto à universidade, pois não existe desenvolvimento sem educação". Como os demais prefeitos, Orivan elencou algumas das principais necessidades de seu município, como: melhorias na saúde, formação de profissionais para atuação em áreas primordiais das licenciaturas, elaboração de um plano de ação para desenvolvimento do turismo, entre outras.

Segundo o prefeito de São João Batista, Aderbal dos Santos, todo encontro onde possam ser discutidas melhorias para os municípios é importante. "Avalio como muito positivo este encontro com os colegas prefeitos, principalmente sendo aqui na Unifebe que é uma Instituição conceituada em nossa região. Em momentos como este podemos abordar temas importantes para as administrações municipais e ouvir um pouco da situação de cada município, pois sabemos que todos enfrentamos dificuldades", concluiu. Aderbal ressaltou que São João Batista já é parceira da Unifebe, mas que a intenção do município é ampliar esta parceria cada vez mais.

Finalizando as apresentações das prefeituras, a secretária de educação de Canelinha, Márcia Machado Maurício, que representou o prefeito Elmis Mannrich, afirmou que durante o evento percebeu que cada município possui uma realidade, porém todos têm a mesma necessidade. "Buscar parcerias é muito importante, tenho certeza que a Unifebe é muito receptiva neste sentido e trabalhando junto será mais fácil alcançarmos os nossos objetivos", concluiu. O prefeito Elmis enviou nesta sexta-feira, dia 15, cumprimentos à Unifebe, parabenizando a gestão universitária e manifestando o interesse no permanente aperfeiçoamento das relações institucionais.

Durante o evento, as secretárias municipais também fizeram o uso da palavra demonstrando satisfação com a realização do encontro. Os coordenadores dos cursos de graduação da Unifebe apresentaram sugestões e se colocaram à disposição para propor soluções que atendam às necessidades apresentadas. "Foi um início fantástico, embora não saiamos daqui com ações concretas, temos um norte para elaborar projetos a curto e longo prazo para estabelecer parcerias com as prefeituras de nossa região", finalizou a reitora.

 

Reunião

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Daniela Burgonovo
Texto: Lisiane Moraes

 

Postagens relacionadas

Mostra de dança movimenta intervalo de aula na Unifebe

Mostra de dança movimenta intervalo de aula na Unifebe


01 de dezembro de 2010
Unifebe divulga acadêmicos com inscrições confirmadas para o FIES

Unifebe divulga acadêmicos com inscrições confirmadas para o FIES


26 de maio de 2009
Redução da produção de lixo é tema de debate na UNIFEBE

Redução da produção de lixo é tema de debate na UNIFEBE


02 de setembro de 2015
Skip to content