24 de fevereiro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Prefeitura de Guabiruba firma parceria com UNIFEBE para o desenvolvimento dos trajes da realeza da Festa da Integração

Peças serão criadas por estudantes e professores do curso de Design de Moda da instituição

Os professores e acadêmicos do curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) expressarão em roupas a integração étnica e cultural da cidade de Guabiruba. O desafio foi lançado após a prefeitura do município firmar uma parceria com a UNIFEBE, para desenvolver os trajes da realeza da Festa da Integração, que este ano será em comemoração aos 60 anos de emancipação política e administrativa da cidade.

A coordenadora da realeza da Festa da Integração de Guabiruba, Bianca Lemos Assis, explica que a ideia da Secretaria de Turismo e da Fundação Cultural do município é, nesta edição, voltar às origens e representar não só os imigrantes alemães, italianos e poloneses, mas também os migrantes de vários estados do Brasil que hoje residem em Guabiruba.

“Para nós é um prazer poder contar com a parceria de uma universidade que é aqui da região, e com a expertise de uma instituição que conhece nossa história. Temos a certeza de que entregaremos à comunidade um traje que faça jus à melhor experiência afetiva e cultural que queremos proporcionar”, salientou Bianca.

Agora, a equipe da UNIFEBE iniciará o trabalho de pesquisa para o desenvolvimento do traje. Para isso, os professores responsáveis pelo projeto visitarão a cidade para identificar particularidades da identidade étnica e cultural do município. “Queremos que os estudantes também se envolvam nesse projeto e por isso, deixaremos livre para que os que quiserem participar, gostem de desenho de moda e de criação, compartilhem ideias e contribuam no processo criativo”, destacou a coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, celebrou a parceria firmada entre o município e a universidade. “Essa oportunidade fortalece ainda mais a integração da nossa instituição com Guabiruba. Muitos dos nossos estudantes são do município e, por meio dessa parceria, poderemos ver como esses jovens enxergam a história e a integração desses povos. Ficamos lisonjeados pela confiança e pelo carinho com nossa universidade”, enalteceu Rosemari.

Os três trajes desenvolvidos pela UNIFEBE serão usados na edição 2022 pela Rainha, 1ª e 2ª princesas da Festa de Integração de Guabiruba. A parceria entre a prefeitura e a instituição foi firmada formalmente em uma reunião realizada nesta terça-feira, 22, no Laboratório de Moda.

Além das professoras do curso, também participaram da reunião de alinhamento a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura- PROPPEX UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva, a primeira dama de Guabiruba, Wiliane Greis Debatin Zirke, a segunda dama de Guabiruba, Bruna Zanella, a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, o assessor de Cultura, Elivelton Reichert, e o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Andrei Muller.

Projetos sociais e de extensão estão com inscrições abertas

14 de agosto de 2012
Processo de pasteurização em cervejas artesanais é tema de Semana Acadêmica