O presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, esteve em Florianópolis (SC) na terça-feira, 7 de agosto, onde cumpriu importante agenda de reuniões. Entre elas, destaque para a audiência com o governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira.
Além de Pertschy, também participaram do encontro o vice-presidente da Acafe, o reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski; o secretário executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp; o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi e o gerente de Administração e finanças da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau (SC), Paulo Roberto Mellão Filho.
Entre os assuntos tratados na audiência esteve a regulamentação da Lei 12.881/13, que busca com que as instituições do Sistema Acafe sejam reconhecidas nacionalmente na condição de universidade comunitária e o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), que beneficia mais de 11 mil estudantes da Acafe.
A reunião ainda visou estreitar relação com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e estabelecer parcerias com o Estado na realização de pesquisas e levantamentos de indicadores estaduais em todas as áreas de conhecimentos.
Além da audiência com o governador, o presidente da Acafe e reitor da UNIFEBE participou em Florianópolis de reunião com o secretário adjunto de Educação, professor Gildo Volpato e com o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do Estado, Alexandre Santos. Pertschy também esteve com o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e vice-presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, Jean Vogel, onde tratou de assuntos de governança dos Centros de Inovação.
— A agenda em Florianópolis foi de extrema importância para as instituições integrantes do Sistema Acafe, primeiramente por realizarmos este primeiro contato com o governador Eduardo Pinho Moreira, que gentilmente nos recebeu. Aproveitamos a oportunidade para agradecemos a forte parceria com a Acafe desde o começo da fundação e também entregamos um ofício de assuntos pertinentes de futuras parcerias entre o governo do Estado e o Sistema Acafe — destaca Pertschy.
Acafe
As instituições do Sistema Acafe atuam em todas as regiões de Santa Catarina e contam com atualmente aproximadamente 155 mil alunos de graduação e pós-graduação, o que resulta em 70% das matrículas do Ensino Superior do Estado.
