29 de agosto de 2013

Prevenção da Violência é tema de palestra na UNIFEBE

O segundo dia da Semana de Psicologia promovida pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE trouxe como tema a “Experiência do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev): 15 anos de pesquisa e intervenção” com Gabriela Reyes Ormeño, da Universidade Tuiuti do Paraná.

A palestrante tratou da importância de se falar sobre a violência e as práticas que deram certo com o Laprev, que teve início em 1998 em um núcleo de pesquisas da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O papel desse laboratório é contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno da violência em geral, e, em específico, da violência intrafamiliar e na escola, e que desenvolvam projetos de intervenção com vítimas de violência e/ou agressores, sejam eles mulheres, crianças/adolescentes ou homens, e de prevenção na área de violência intrafamiliar e violência na escola.

“O fenômeno da violência tem tido grande repercussão na sociedade e ele atinge crianças, mulheres e famílias em geral. Então precisamos saber formas de combater essa violência. A prevenção é sem dúvida a melhor forma. É muito mais barata em longo prazo, embora no início seja custosa. É importante fazer campanhas”, afirmou a Gabriela.

Ela ainda esclarece que na maioria das vezes a própria vítima não consegue identificar que sofreu violência, porque geralmente viveu em um ambiente violento o tempo inteiro. “Existem várias formas de prevenir e minimizar as ações da violência. Procurar ajuda é fundamental, mesmo com vergonha, pois existem centros especializados que vão acolher a vítima. A primeira coisa é pedir ajuda quando sofrer qualquer tipo de violência. Com a ajuda de profissionais, ela consegue identificar a causa da violência e ter uma perspectiva melhor no futuro”, finalizou.

Na abertura do evento, a secretária de Assistência Social e Habitação, Patrícia Pykocs Freitas, salientou a importância do trabalho que é desenvolvido no município no combate à violência. “Temos o Fórum de Violências e o Conselho Tutelar que estão atuando de forma permanente. Temos como preocupação cuidar de quem foi vítima, mas também do agressor. Dessa forma, identificando a origem do problema e buscando uma solução”.

Segundo o coordenador do curso, Ademir Bernardino da Silva, a semana do curso traz um tema que faz parte da realidade da comunidade. “Existe um movimento municipal preocupado com a questão da violência. Estamos trazendo atividades que agregam para a prevenção e também recursos para lidar com a violência e não apenas identificar as ocorrências”, afirmou.

Programação

A Semana de Psicologia continua na quinta-feira, 29, com a palestra “Como limpar as bases da Violência e da Doença” com Eleanor Madruga Luzes. Serão abordadas as questões de como os filhos podem nascer plenos desde a concepção e gestação conscientes, o parto natural e íntimo, aleitamento materno e encerrando com os três primeiros anos de vida. Essa palestra também acontece no anfiteatro, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

No dia 30 o curso com Eleanor Luzes, Ciência do Início da Vida – Básico para Multiplicadores, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O investimento é de R$ 50. Os participantes recebem certificado e o encontro acontece no auditório do campus Santa Terezinha. As vagas são limitadas.

Mais informações: (47) 3212-3822 / (47) 3211-7207

Psicobalada

A Semana de Psicologia encerra com uma festa de confraternização, a Psicobalada – 1ª Festa dos Acadêmicos de Psicologia, no dia 30, a partir das 23h, no Beira Rio Lounge Bar. Quem anima o evento são as duplas André e Guilherme, Leandro e Evandro e o DJ Heder.

Os ingressos podem ser adquiridos nos pontos de venda: Life Surf Wear, Hot Dog Italiano, Espaço Nutri Saúde e também com os acadêmicos de Psicologia. O valor é de R$ 15 por pessoa.

Texto: Elizandra Damasceno

Eventos da Semana – De 28 a 30 de abril