28 de agosto de 2015

Prevenção de deficiências e atividade esportiva encerram Semana de Acessibilidade e Inclusão

Peça teatral “Fale agora ou cale-se para sempre”

Com muito bom-humor e informações técnicas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Nova Trento, trouxe na noite de quinta-feira, 27, a peça teatral “Fale agora ou cale-se para sempre” sobre a prevenção de doenças. O espetáculo deu continuidade à programação da 1ª Semana de Acessibilidade e Inclusão do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, realizada no campus Santa Terezinha.

De forma lúdica, o teatro da APAE de Guaramirim, falou, entre outras questões, sobre a importância do consumo de ácido fólico – também conhecido como vitamina B9, necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina – e o acompanhamento pré-natal para prevenir complicações durante a gestação.

Em 2014, a peça foi premiada pela Federação Catarinense das APAES de Santa Catarina por atingir de forma direta o maior número de pessoas com ações destinadas à prevenção. Depois, as pedagogas Graciela Darós Piffer e Karina Elisa Cipriani Ceccato palestraram mais sobre o assunto.

Carta aberta

Na mesma noite, o professor Luiz Elias Valle apresentou a Carta Aberta da Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, que aponta soluções aos obstáculos que limitam a inclusão e segurança das pessoas com deficiência. O documento foi elaborado por representantes da sociedade civil durante os dias de evento.

Com base no artigo 5º da Constituição Federal de garante que todo e qualquer cidadão possui direitos iguais perante à lei, sem distinção alguma, incluindo a questão da acessibilidade, o Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE reivindica incentivo e apoio à formação das entidades voltadas ao atendimento e integração das pessoas com deficiência; maior investimento na educação e capacitação de pessoas com deficiências, visando sua inserção no mercado de trabalho; adequação de vias públicas, transporte público, entre outras sugestões.

Confira a carta na íntegra.

Debates

Ao longo da semana foram debatidos diversos assuntos. Entre os destaques, a mesa redonda “Acessibilidade e Inclusão: sinônimo de autonomia” que reuniu o secretário de Educação Ivanor de Mendonça, o vice-presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência CONEDE-SC Marcelo Werner, o arquiteto Mario Cezar da Silveira, o advogado Ricardo Vianna Hoffmann, a Assistente Social e Diretora da APAE de Brusque, Sandra Helena de Almeida e o Diretor da Coordenadoria da Promoção dos Direitos da Pessoa com deficiência Sidnei Pavesi.

Segundo o secretário Mendonça, acessibilidade não diz respeito às pessoas com deficiência, mas à sociedade de modo geral. “Temos que proporcionar meios acessíveis a todos, integrar pessoas deficientes em educandários e empresas torna o ambiente, inclusive, mais humanizado. É enriquecedor para todos”.

Para Werner, participar do debate a convite de uma universidade, é uma honra para o CONEDE. “É importante envolver os futuros profissionais de áreas como Arquitetura e Direito para que eles possam entender a vida do deficiente físico e contribuir para que a inclusão e acessibilidade ocorram em sua plenitude”, afirma.

Programação

O encerramento será na sexta-feira, 28, com uma atividade prática com o time de basquete da Associação de Pais e Voluntários dos Atletas Especiais de Brusque – APVAEB, conduzida pelos acadêmicos da 4ª fase do curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, orientados pelo professor da disciplina de Atividade Motora Adaptada. A atividade será realizada no Centro Esportivo do SESI, a partir das 19 horas. Entrada gratuita.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

3ª etapa do Proc. Sel. Téc-Administrativo para a função de Assistente de Publicidade e Propaganda