19 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pró-reitor de Graduação da UNIFEBE ministra formação para diretores da rede estadual de educação

Professor Sidnei Gripa falou sobre os pilares da gestão e o impacto da direção escolar na educação

Na última terça-feira (16), o pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, ministrou aos diretores da rede estadual de ensino de Brusque uma formação com foco em gestão escolar. A convite da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque – CRE Brusque, o professor doutor abordou com os gestores, que recentemente assumiram suas funções nas administrações das unidades escolares da regional, a importância e o impacto do trabalho do diretor escolar na educação dos estudantes.

Planejamento, liderança, organização e controle foram os pilares enfatizados durante a fala de Gripa. “A conversa com os diretores foi para trabalhar na essência o que é a gestão escolar, quais os desafios encontrados no dia a dia, como eles podem aprimorar e usar ferramentas para diagnóstico e controle das atividades e, claro, enfatizar a importância do comprometimento deles para que todos os estudantes tenham uma educação de qualidade”, enaltece Gripa.

A professora e gestora do Centro de Educação de Jovens e Adultos – Ceja Brusque, Francine Cassaniga Eccel, participou da formação ao lado dos mais de 25 gestores da rede, que integram a CRE Brusque. “Como gestora, acredito que estes momentos de formação são essenciais para nosso crescimento profissional, além de nos mantermos sempre atualizados e capacitados.  A palestra do professor Gripa foi maravilhosa e veio ao encontro dos desafios que encontramos em nosso dia a dia, nos trazendo estratégias efetivas de gestão escolar e abordagens pedagógicas”, enfatiza a diretora do Ceja.

Universidade Comunitária

O envolvimento com a comunidade e a parceria em prol da educação têm estreitado ainda mais os laços entre universidade e o poder público. “Foi um privilégio receber esse convite da CRE de Brusque, pois entendemos que a universidade deve ser esse local de referência, de formação e aprimoramento. A UNIFEBE, sendo comunitária, está ainda mais engajada com essas questões e busca contribuir, efetivamente, com a comunidade regional”, complementa a reitora, professora Rosemari Glatz.

A coordenadora regional de Educação, Flávia D’Alonso, destaca que os aprendizados impactarão diretamente na educação dos alunos da rede estadual de ensino de Brusque. “Temos a certeza de que tais ações proporcionarão um resultado direto na melhoria do ensino ofertado em nossa região, e, por conseguinte, em nosso estado. Nesse sentido, queremos salientar nossos sinceros agradecimentos a esta renomada instituição, que não mediu esforços para colaborar com o processo de formação dos nossos gestores escolares”, reiterou Flávia.

Coordenadores do Núcleo das Escolas Particulares de Brusque participam de formação na UNIFEBE
Capacitação

05 de maio de 2023