26 de maio de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Processos de reciclagem têxtil são apresentados aos acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE em visita técnica

Acadêmicas da 5ª fase visitaram as empresas Benetex Reciclagem Têxtil e Fios Bem Brasil.

Alinhado à realidade do mercado de trabalho, o curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) possui uma disciplina de Materiais e Processos Sustentáveis, que visa apresentar aos estudantes as possibilidades para a produção e disseminação de uma moda mais sustentável. Nesse sentido, o professor da disciplina, Wallace de Nobrega Lopo, realiza visitas técnicas em empresas de Brusque e região, para que os acadêmicos visualizem na prática os processos necessários para a reciclagem têxtil.

Na última segunda-feira (25), os estudantes da 5ª fase visitaram as empresas Benetex Reciclagem Têxtil e Fios Bem Brasil, com o intuito de observar in loco os processos de coleta, seleção e reciclagem de malhas e tecidos planos, provenientes principalmente de confecções, tecelagens e tinturarias da região e de fora do estado. “Com a visita, as estudantes puderam ver que nesse processo nada é desperdiçado. Cada pedaço de tecido ou retalho pode se transformar em um artesanato ou outro produto. Além de conhecer os procedimentos, os acadêmicos aprendem a visualizar a moda com mais responsabilidade, muito além de uma peça de roupa”, destaca o professor.

De acordo com o professor, durante o processo de reciclagem é feita uma separação por cores e seleção de fibras, em que são separadas as fibras de algodão das fibras químicas, para depois passar pelos processos mecânicos de picar, triturar e cardar o material, até voltar a se transformar na origem de fibra têxtil. Depois de todos esses procedimentos o material vai para uma fiação própria para esse tipo de produto, chamada de desfibrado, para se transformar em um fio mais grosso, próprio para redes, telas e artesanatos.

“Mesmo já trabalhando na área, não conhecia esse processo de reciclagem, o que tornou a visita técnica ainda mais enriquecedora. A disciplina de Processos e Materiais Sustentáveis vem ao encontro do que o mercado de trabalho tem buscado nos profissionais de moda: que eles sejam mais conscientes nas produções. Com certeza a visita me fez entender um pouco mais sobre moda sustentável e prestar mais atenção no produto que vou criar e em como posso ajudar a empresa que eu trabalho”, complementa a acadêmica Ana Luiza Ribeira Pereira.

Durante a visita os estudantes visualizaram como a Benetex pega as sobras de malhas/tecido e transforma em fibras desfibradas. Essas fibras vão para a fiação Fios Bem Brasil, para serem transformadas em fios, já com as cores provenientes das sobras das malhas/tecidos. Esse tipo de produto tem no mínimo 85% de fibras de algodão e os outros 15% podem ser misturas de fibras químicas e celulósicas.

Confira as fotos da visita:

Anfiteatro da UNIFEBE sofre princípio de incêndio

29 de outubro de 2013
Unifebe investe na Formação de Professores e Funcionários