notícias colégio
Notícias
19 de novembro de 2013

Professor da UNIFEBE apresenta artigo em Congresso no Peru


O professor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Amilton Fernando Cardoso, apresentou artigo no Congresso Peruano de Pesquisa Operacional e Sistemas (COPIOS) promovido, anualmente, pela Sociedade Peruana de Pesquisa Operacional e Sistemas (SOPIOS). O evento foi realizado na cidade de Trujillo (Peru) pela Universidade Privada del Norte.


A SOPIOS é uma associação criada em outubro de 2008, por iniciativa dos participantes da XIII ELAVIO (Summer School on Operations Research) e tem como objetivo integrar profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, que trabalham em pesquisa de operações, sistemas e áreas afins, para promover o desenvolvimento dessas áreas, a sua aplicação na indústria, serviços e governo, além de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico.


O COPIOS é a reunião de especialistas em Pesquisa Operacional e acadêmicos que promovem, divulgam e discutem suas pesquisas. Também é uma fonte permanente de renovação pela presença de renomados pesquisadores que palestras plenárias oferecidos no conhecimento recente na área.


O congresso


As áreas temáticas abordadas no congresso foram: Aplicações em engenharia para produzir bens e serviços; Aplicações à Economia e Administração; Aplicações específicas de otimização; Aplicações estatísticas; Gestão do Conhecimento; Métodos computacionais; Otimização matemática.
Processos estocásticos e simulação e a tomada de decisão.


O artigo


O artigo tem como proposta um Modelo Teórico para Análise de Desempenho de Arranjos Produtivos Locais por meio da Relação entre Condicionantes e Indicadores Territoriais. A pesquisa foi desenvolvida pelo professor em seu doutorado no Programa de Pós-Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA


“Os estudos sobre condicionantes territoriais, no geral, são dissociados dos estudos sobre indicadores territoriais, produzindo um volume significativo de dados e informações. A pesquisa questiona se é possível encontrar na literatura uma relação entre condicionantes territoriais (externalidades) e indicadores (expressões de medidas dessas externalidades), de modo a obter um modelo de análise capaz de fornecer uma medida de desempenho para cada externalidade encontrada”, explica o professor.


O objetivo da pesquisa foi construir um modelo teórico mais robusto de avaliação de Arranjos Produtivos Locais, por meio da associação de indicadores de desempenho aos condicionantes territoriais já existentes na literatura, que seja capaz de gerar informações para mensurar comportamentos isolados e estabelecer comparações entre APLs.


“Por meio do estudo dos significados dos condicionantes e dos indicadores, foi possível encontrar, para cada condicionante, um correspondente indicador de desempenho, permitindo criar o modelo teórico de avaliação de APL. A associação de indicadores aos condicionantes é uma oportunidade de introduzir indicadores de desempenho comparáveis, capazes de avaliar e mensurar o comportamento de APL”, finaliza Cardoso.

 

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

 

Postagens relacionadas

Inscrições abertas para o Vestibular de Verão Unifebe

Inscrições abertas para o Vestibular de Verão Unifebe


09 de outubro de 2007
Visita técnica ao Batalhão da Polícia Militar aborda técnicas de negociação e gerenciamento de crise
Visita técnica

Visita técnica ao Batalhão da Polícia Militar aborda técnicas de negociação e gerenciamento de crise


28 de agosto de 2023
Lions promove Futebol Solidário

Lions promove Futebol Solidário


25 de junho de 2013
Skip to content