notícias colégio
Notícias
17 de novembro de 2025
por: João Roberge
João Roberge

Professor da UNIFEBE apresenta projeto em evento internacional de audiovisual

Latifúndio Vertical está em fase de captação de recursos, com previsão de estreia em 2028

O professor Pedro Bughay Aceti, do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, apresentou seu projeto Latifúndio Vertical no Encontro da Indústria Ibero-Americana de Cinema Documental (LINK), realizado de 6 a 11 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). É um evento que integrou a programação do Festival do Rio e do RioMarket, em um dos encontros mais prestigiados do setor audiovisual da América Latina.

Financiado pela Lei Paulo Gustavo em Balneário Camboriú, Latifúndio Vertical é um longa-metragem documental. O filme se passa no ano de 2040, em Balneário Camboriú, enquanto propõe um debate crítico sobre a história do município, seu desenvolvimento urbano e os impactos das mudanças climáticas em diversas frentes.

Atualmente, o projeto está em fase de captação de recursos, com previsão de estreia nos cinemas em 2028. Já participou da etapa catarinense do BRLab e do ECM (Encontro do Mercosul), vinculado ao Festival Audiovisual do Mercosul – FAM.

Conforme relata o professor, eventos como o LINK são essenciais, não apenas para tornar o projeto conhecido entre distribuidoras e festivais internacionais, mas também para aprimoramento do que vem sendo feito.

“Tínhamos projetos de toda a América Latina. Você se inscreve para participar e conhecer pessoas, fazendo contatos com representantes de diversos festivais. São cinco minutos para apresentar o projeto e vendê-lo como em um estilo Shark Tank”, destaca.

Parte deste processo de apresentação em eventos como o LINK é compartilhado com os alunos nas salas de aula da UNIFEBE:

“Ensino a pasta de apresentação, que chamamos de pitch deck. Ela é composta por informações como sinopse, plano de direção, referências, referências de figurino, às vezes plano de financiamento ou elenco. Esse material é enviado a distribuidores, canais de TV e festivais. Na publicidade, as agências o enviam às produtoras e realizadoras para começar o diálogo sobre orçamento e referências. E é preciso saber apresentar, o que é algo bem difícil e que sempre executamos em aula”, explica o professor.

O nível do projeto reflete o nível em que está o corpo docente de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da UNIFEBE, conforme relata o coordenador dos cursos, professor Thiago dos Santos. Um reconhecimento como o obtido no LINK é prova de que a formação oferecida aos alunos está alinhada com as práticas e debates atuais.

“A participação e a premiação do professor Pedro Aceti no Encontro de Indústria Ibero-Americana de Cinema Documental mostram a qualidade do nosso corpo docente aqui na UNIFEBE e também a nossa presença em eventos internacionais que discutem as produções audiovisuais.”

O evento

O LINK, organizado pelo Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (FIDBA), chegou ao Brasil pela primeira vez após 13 edições na Argentina e reuniu 40 projetos de filmes e séries documentais de toda a América Latina, promovendo laboratórios, sessões de pitching, debates e masterclasses.

Entre os destaques da programação, o Encontro de Festivais, mediado por Ilda Santiago, reuniu nomes de relevância internacional, como Mario Durrieu (FIDBA), Raúl Niño Zambrano (Sheffield DocFest), Gabriela Sandoval (SANFIC Indústria) e Mónica Moya (FICCI Cartagena), reforçando a importância da cooperação entre festivais para o fortalecimento das produções documentais ibero-americanas.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições para especializações na Unifebe encerram na segunda

Inscrições para especializações na Unifebe encerram na segunda


24 de agosto de 2009
Estudantes visitam Usina Hidrelétrica de Salto Pilão
Visita técnica

Estudantes visitam Usina Hidrelétrica de Salto Pilão


09 de maio de 2017
Dia da Mulher

Dia da Mulher


28 de fevereiro de 2010
Skip to content