O professor Pedro Bughay Aceti, do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, apresentou seu projeto Latifúndio Vertical no Encontro da Indústria Ibero-Americana de Cinema Documental (LINK), realizado de 6 a 11 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). É um evento que integrou a programação do Festival do Rio e do RioMarket, em um dos encontros mais prestigiados do setor audiovisual da América Latina.
Financiado pela Lei Paulo Gustavo em Balneário Camboriú, Latifúndio Vertical é um longa-metragem documental. O filme se passa no ano de 2040, em Balneário Camboriú, enquanto propõe um debate crítico sobre a história do município, seu desenvolvimento urbano e os impactos das mudanças climáticas em diversas frentes.
Atualmente, o projeto está em fase de captação de recursos, com previsão de estreia nos cinemas em 2028. Já participou da etapa catarinense do BRLab e do ECM (Encontro do Mercosul), vinculado ao Festival Audiovisual do Mercosul – FAM.
Conforme relata o professor, eventos como o LINK são essenciais, não apenas para tornar o projeto conhecido entre distribuidoras e festivais internacionais, mas também para aprimoramento do que vem sendo feito.
“Tínhamos projetos de toda a América Latina. Você se inscreve para participar e conhecer pessoas, fazendo contatos com representantes de diversos festivais. São cinco minutos para apresentar o projeto e vendê-lo como em um estilo Shark Tank”, destaca.
Parte deste processo de apresentação em eventos como o LINK é compartilhado com os alunos nas salas de aula da UNIFEBE:
“Ensino a pasta de apresentação, que chamamos de pitch deck. Ela é composta por informações como sinopse, plano de direção, referências, referências de figurino, às vezes plano de financiamento ou elenco. Esse material é enviado a distribuidores, canais de TV e festivais. Na publicidade, as agências o enviam às produtoras e realizadoras para começar o diálogo sobre orçamento e referências. E é preciso saber apresentar, o que é algo bem difícil e que sempre executamos em aula”, explica o professor.
O nível do projeto reflete o nível em que está o corpo docente de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da UNIFEBE, conforme relata o coordenador dos cursos, professor Thiago dos Santos. Um reconhecimento como o obtido no LINK é prova de que a formação oferecida aos alunos está alinhada com as práticas e debates atuais.
“A participação e a premiação do professor Pedro Aceti no Encontro de Indústria Ibero-Americana de Cinema Documental mostram a qualidade do nosso corpo docente aqui na UNIFEBE e também a nossa presença em eventos internacionais que discutem as produções audiovisuais.”
O evento
O LINK, organizado pelo Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (FIDBA), chegou ao Brasil pela primeira vez após 13 edições na Argentina e reuniu 40 projetos de filmes e séries documentais de toda a América Latina, promovendo laboratórios, sessões de pitching, debates e masterclasses.
Entre os destaques da programação, o Encontro de Festivais, mediado por Ilda Santiago, reuniu nomes de relevância internacional, como Mario Durrieu (FIDBA), Raúl Niño Zambrano (Sheffield DocFest), Gabriela Sandoval (SANFIC Indústria) e Mónica Moya (FICCI Cartagena), reforçando a importância da cooperação entre festivais para o fortalecimento das produções documentais ibero-americanas.