Os acadêmicos da 6ª fase de Engenharia Civil da UNIFEBE visitaram no dia 27 de abril, a Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, em Apiúna, com a professora Tamily Roedel, na Impacto Ambiental.
A visita técnica teve como objetivo observar uma usina hidrelétrica, que de acordo com a Resolução nº001/1986 do CONAMA, necessita do Estudo de Impacto Ambiental – EIA, para que seja feito o licenciamento.
— No local, os acadêmicos puderam verificar a complexidade de se avaliar os impactos ambientais em um empreendimento de grande porte e conhecer os projetos e programas ambientais da Usina Hidrelétrica de Salto Pilão —explica a professora.
Usina
A Usina Hidrelétrica de Salto Pilão foi inaugurada em dezembro de 2009, e está localizada entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, no Vale do Itajaí, Santa Catarina. Ela tem potência instalada de 191,89MW, energia suficiente para atender a demanda de aproximadamente 700 mil pessoas. Ela ainda é o maior aproveitamento elétrico do Rio Itajaí-Açu e uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil.
A Usina é de baixo impacto ambiental porque não possui um reservatório de acumulação com alagamento de áreas de terra. Mesmo assim, ainda mantêm 16 programas ambientais, voltados para as áreas de proteção, controle e monitoramento, envolvendo os meios físico, antrópico e biótico.