No final de maio, o professor Adonis Lisboa do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE apresentou resultados de pesquisas obtidos no Projeto de Psicomotricidade Relacional no I Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional realizado em Fortaleza, Ceará.
O projeto é desenvolvido em parceria com a professora Patricia Floriani, Jamerson Vandresen e Diná Corbetta no Centro Internacional de Análise Corporal – CIAR que atua em instituições de Educação Inclusiva de Brusque, Instituto Santa Inês (ISI) pertencente à APAE e Escola Charlote. O objetivo do projeto é contribuir para o aprimoramento da corporeidade e da cognição dos sujeitos por meio da Psicomotricidade Relacional oportunizando vivências corporais que estimulem a aprendizagem da convivência adequada entre eles.
As pessoas atendidas apresentam lesão cerebral, Síndrome de Down, espectro autismo, deficiência intelectual e deficiência física.
“Além de grande aprendizado na área da Inclusão Social, a participação no congresso nos possibilitou apresentarmos, fora dos limites de Santa Catarina, os resultados positivos obtidos na atuação com a Psicomotricidade Relacional junto a estes estabelecimentos de Educação Inclusiva no município de Brusque, demonstrando efetivas possibilidades de melhoria da qualidade de vida deste público e da importância do investimento pelo poder público em projetos que invistam nas potencialidades e demandas das pessoas com deficiência”, afirmou Adonis.
Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social