11 de março de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professor da UNIFEBE é coautor de publicação em revista científica nacional

Estudo analisou a influência das crenças pedagógicas no ensino dos esportes coletivos.

O professor do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Leonardo Ristow, participou como coautor de uma pesquisa publicada em um dos periódicos mais importantes nacionalmente, na área do esporte. A pesquisa “Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física”, foi publicada na edição de nº 42, da Revista Brasileira de Ciências do Esporte. O periódico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte é conceito B1 na CAPES, com abordagem em pesquisas científicas ligadas à área da Educação Física e das Ciências dos Esportes.

De acordo com Ristow, o trabalho teve como objetivo analisar a influência das crenças pedagógicas sobre as estratégias de ensino dos esportes coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física. “Os acadêmicos de Educação Física ingressam no ensino superior com um conhecimento prévio de como ensinar determinados esportes coletivos, e é nesse sentido, que o estudo se propôs a analisar essa influência no comportamento pedagógico deles, ou seja, em como futuramente eles ensinarão aos seus alunos”, explicar o professor da UNIFEBE.

Para Ristow, a pesquisa contribui para melhorar a formação dos acadêmicos de Educação Física, pois evidencia a importância dos professores universitários e dos próprios alunos, identificarem essas crenças durante a formação. “A partir desse estudo nós propomos que os professores e alunos reflitam sobre a sua própria prática e utilizem essas crenças a favor do ensino”, salienta.

A supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, enfatiza que as pesquisas científicas têm como principal propósito a produção de novos conhecimentos. “A relevância da pesquisa é comprovada quando o estudo é publicado em um periódico de renome para a área. O alcance que ela terá dissemina os novos conhecimentos acerca do assunto e, consequentemente, enriquece o meio científico”, conclui Rafaela.

Confira a pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte.

UNIFEBE comemora dia do profissional de educação física com bate-papo virtual

UNIFEBE comemora dia do profissional de educação física com bate-papo virtual

03 de setembro de 2020
URGENTE: Aditamento 2016.2 FIES