notícias colégio
Notícias
31 de março de 2009

Professor da Unifebe move Ação Popular

A aprovação do projeto de Lei 2/2009 que libera a criação de 11 novos cargos para a Câmara de Vereadores de Brusque, sendo 10 destes para assessores parlamentares, causou indignação na comunidade. Mobilizado, o professor da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, Marcelo Baron moveu uma Ação Popular junto ao advogado Fabrício Gevaerd.

Recentemente o juiz da 3ª Vara, Mauro Ferrandin, deferiu uma liminar suspendendo a contratação de novos assessores. A ação tem dois réus, o município e a Câmara, o primeiro que é o gestor do dinheiro público e o segundo que não tem orçamento.

"A Câmara tem que figurar no processo já que ela criou os cargos, alterando seu Regimento Interno para poder aprovar a lei. Já o município figura no pólo passivo, pois é quem deve liberar o valor de R$ 512 mil para o Legislativo, sendo que a prefeitura não pode se omitir do repasse, pois é lei", explicou Baron.

O município poderá contestar a ação ou concordar, atuando assim no pólo ativo. Os réus têm o prazo de 20 dias para recorrer, a contar do dia 20 de março. Para Baron, o Artigo 37 da Constituição Federal, que se refere à moralidade administrativa, foi infringido.

O presidente da Câmara de Vereadores, Vilmar Bunn, comentou que a Casa já estava preparada para posicionamentos contrários. "Nosso departamento jurídico vai tentar derrubar a liminar e continuaremos com os assessores. No entanto, a ordem judicial será cumprida", afirmou.

O professor Marcelo Baron ainda esclarece que uma Ação Popular pode ser feita por qualquer cidadão que queira proteger o interesse coletivo. "Como nós exercemos este direito, qualquer pessoa através de um advogado pode fazê-lo", disse.

Para mais informações, Marcelo pode ser contatado através do telefone 47 3351 1197, no Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Profissionais do Direito relatam experiências aos calouros do curso
Mercado de Trabalho

Profissionais do Direito relatam experiências aos calouros do curso


15 de agosto de 2018
Acadêmicas e egressa da UNIFEBE formam realeza da Fenarreco
UNIFEBE

Acadêmicas e egressa da UNIFEBE formam realeza da Fenarreco


17 de outubro de 2016
Reitora e prefeito de Nova Trento discutem turismo

Reitora e prefeito de Nova Trento discutem turismo


02 de fevereiro de 2011
Skip to content