11 de junho de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professor da Universidade do Peru conversa com estudantes da UNIFEBE sobre Direito Internacional de Investimentos

Atividade foi desenvolvida em parceria com a Universidad San Ignacio de Loyola (USIL).

Os acadêmicos de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram na última quarta-feira (9), de uma palestra virtual com o professor de Direito Público Internacional da Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), do Peru, Ricardo Urioste. A conversa, mediada pela professora da disciplina de Direito Internacional da UNIFEBE, Danielle Mariel Heil, abordou como tema central “Derecho Internacional de las Inversiones”, ou seja, o Direito Internacional de Investimentos, e as principais inovações e contribuições incorporadas nos Tratados de Livre Comércio subscritos pelo Peru.

Durante a palestra, o professor Ricardo de Urioste ressaltou que o Direito Internacional e a arbitragem de investimentos, estão em um estágio de mudanças e desafios, que serão acelerados pela pandemia. “Vivemos em um mundo globalizado onde é necessário que esses tratados funcionem da melhor forma possível, para que o desenvolvimento de muitos países não seja comprometido. Nesse sentido que, a conversa com o professor Ricardo foi tão esclarecedora e relevante para reconhecermos a importância de entendermos as regras e legislações de outros países”, enfatiza a professora Danielle.

Para o acadêmico Marcos Gabriel dos Santos Vieira, a palestra mostrou como o Direito Internacional é estimulante e desafiador. “Nesta área não basta saber apenas a legislação, é necessário adentrar na cultura do outro e na forma como eles veem o restante do mundo. Além do mais, com o Direito Internacional podemos aprender muito com os outros países sobre organização jurídica e, quem sabe, até melhorá-las para a nossa realidade”, destaca Marcos.

A coordenadora de Direito da UNIFEBE, professora Anna Lucia Mattoso, fez a abertura do evento virtual em espanhol e agradeceu a parceria em nome da instituição. “Esse compartilhamento de informações e conhecimentos enriquece a formação dos nossos acadêmicos de Direito e é, com certeza, um diferencial para o seu futuro profissional”, complementa Anna.

No próximo dia 1º de julho será a vez dos estudantes da USIIL receberem a professora de Direito da UNIFEBE, Danielle Mariel Heil, para a palestra virtual “Conocer y analizar la situación del individuo em el derecho internacional (derecho y deberes) Revisar la protección de los derechos humanos a nível internacional.

Acadêmicos de Direito atendem a comunidade em parceria com a OAB

Acadêmicos de Direito atendem a comunidade em parceria com a OAB