notícias colégio
Notícias
09 de junho de 2011

Professor de Artes Cênicas interage em exposição da Unifebe

Uniformizado e com crachá, ele começa a varrer o Átrio do Bloco A. Até as acadêmicas do curso de Design de Moda chegarem com o professor André Soltau para a apresentação dos trabalhos de Sociologia da Moda, expostos no túnel, construído na última semana. Então, o aparente funcionário de serviços gerais começa as intromissões. Primeiro, quer limpar onde estão as pessoas. Depois, fala sobre moda e dá sugestões no trabalho. O funcionário desperta sentimentos diversos. Alguns riem, outros se limitam a dizer: "que metido".

Foi assim que o ator e professor de Artes Cênicas da região da grande Florianópolis, Marcelo Mendes, interagiu na exposição. Com a ideia de teatro invisível, onde os atores se infiltram na plateia, Marcelo criou uma situação para verificar qual seria a reação das pessoas. "A intenção foi fazer com que os alunos não percebessem o ator, mas o funcionário da Unifebe. Tivemos diferentes reações e sensações, o que pode resultar em um material de estudo", pontuou.

Quando questionados pelo professor da disciplina se não havia nada estranho na apresentação, os acadêmicos apontaram para o estudante Jean Werner, do curso de Direito, que acompanhava a apresentação dos trabalhos. "Pensaram que eu era o personagem diferente da história", disse Werner, que já sabendo que Marcelo era ator, interagiu na apresentação.

Durante a semana, vários estudantes, professores, funcionários e visitantes foram atraídos ao local. Para a acadêmica do curso, Cinara Kohler, o desenvolvimento do trabalho foi prazeroso. "Pela rotina diária, gostamos de trabalhos que sejam rápidos e que não ocupem tempo fora da Instituição, mas este não foi desenvolvido somente em sala de aula e nos motivou", disse.

Segundo o professor Soltau, que organizou a atividade, a exposição fez com que o grupo trabalhasse em torno de um objetivo comum. A iniciativa também cumpriu o dever de mostrar para os acadêmicos do curso de Design de Moda a importância das disciplinas na área de Ciências Humanas. "Eles acham que essas disciplinas são chatas, teóricas demais. Como professor da área de História, o desafio foi sensibilizar a turma sobre essa importância. A exposição trabalhou o conceito de tempo, relação da roupa com a forma de pensar de uma determinada época. Trouxe diferentes personagens históricos e distintos comportamentos", explicou.

A exposição mostrou uma perspectiva moderna de arte (contemplação) e contemporânea (interação). "Somos excessivamente modernos, ainda não conseguimos entender a contemporaneidade. Mas o grupo, embora de maneira tímida, buscou interagir com o público através da exposição de maquiagem, perucas e óculos", ressaltou o professor.

Para ver mais fotos da exposição, clique aqui.

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Municípios disponibilizam transporte gratuito para estudantes

Municípios disponibilizam transporte gratuito para estudantes


23 de janeiro de 2009
Engenharia Civil amplia laboratório de Materiais de Construção Civil
UNIFEBE

Engenharia Civil amplia laboratório de Materiais de Construção Civil


24 de novembro de 2014
Relação dos acadêmicos que irão apresentar os trabalhos de conclusão de curso em Ciências Contábeis

Relação dos acadêmicos que irão apresentar os trabalhos de conclusão de curso em Ciências Contábeis


30 de novembro de 2004
Skip to content