17 de maio de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE firma convênio com Guabiruba para atuação dos acadêmicos de Medicina nas Unidades Básicas de Saúde do município

Termo de parceria foi assinado nesta segunda-feira (16), no gabinete do prefeito Valmir Zirke.

A partir do próximo semestre os acadêmicos do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) também poderão desenvolver as atividades práticas do curso de Medicina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guabiruba. O convênio entre a universidade e a Secretaria Municipal de Saúde do município foi assinado nesta segunda-feira (16), pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, pelo prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, e pela secretária de Saúde do município, Amanda Francieli Kormann.

A parceria firmada entre a universidade e o município prevê que os estudantes do curso de Medicina desenvolvam as atividades práticas da disciplina de Interação em Saúde (IESC), que ocorre do 1º ao 8º semestre do curso. Todas as ações são supervisionadas por preceptores, profissionais graduados na área da saúde que já atuam no Sistema Único de Saúde do município, e coordenadas pelos professores de Medicina da UNIFEBE.

Durante a assinatura, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, enfatizou o perfil regional que o curso possui. “O nosso curso de Medicina foi pensado para envolver não apenas Brusque, mas todas as cidades da nossa região. Ao irem a campo, ao atuarem nas Unidades Básicas de Saúde e junto às famílias de Guabiruba, todos os envolvidos nesse processo são beneficiados. Ao permitir que eles vivenciem a prática desde a primeira fase do curso nós também estamos nos propondo a formar médicos mais humanos e envolvidos com a sociedade”, enalteceu a reitora da UNIFEBE.

Com seis Unidades Básicas de Saúde e uma Policlínica, a Secretaria Municipal de Saúde de Guabiruba atende os mais de 24 mil habitantes do município. “A parceria com a UNIFEBE foi bastante aguardada pela Secretaria Municipal de Saúde, pois sabemos que será de grande valia recebermos esses estudantes. Tenho a certeza de que essa parceria contribuirá para aprimorarmos ainda mais o atendimento à população de Guabiruba”, salientou a secretária de Saúde, Amanda Francieli Kormann.

De acordo com o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, esta será mais uma importante parceria entre o município e a UNIFEBE. “Guabiruba só tem a ganhar com esse convênio. Era um grande desejo do município que esses universitários viessem estagiar nas nossas Unidades Básicas de Saúde e ficamos muito felizes por essa oportunidade, pois mais uma vez mostra da parceria que Guabiruba tem com a UNIFEBE”, complementou o prefeito.

A solenidade, realizada no gabinete do prefeito, também contou com a participação do pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, e da coordenadora de Atenção Básica, Michele Cabreira da Rosa.

Boletos da Estapar podem ser impressos no site da UNIFEBE

29 de abril de 2013