19 de julho de 2012

Professor de Educação Física publica artigo em Jornal de Psiquiatria

O professor da disciplina Lesões, Prevenção e Procedimentos nas Atividades Físicas do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Ricardo Brandt, teve mais um artigo científico publicado em veículo de comunicação impresso e digital sobre saúde. O artigo intitulado “Perfil de Humor e Fatores Associados em Participantes de um Programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica”, foi publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria (clique aqui e acesse a publicação).

Brandt está concluindo o doutorado em Ciências do Movimento Humano e explica que nas últimas décadas, as doenças crônicas não transmissíveis, em especial as cardiovasculares, têm recebido atenção dos profissionais da saúde por causa das elevadas taxas de morbimortalidade. “Os participantes com doenças cardiovasculares e metabólicas apresentaram em nossa pesquisa boa saúde mental, pois seus estados de humor foram compostos por um elevado vigor associado a níveis toleráveis de tensão, depressão, raiva, fadiga e confusão”, afirma.

Em relação às variáveis associadas aos estados de humor, o professor revela ter sido verificado que os participantes idosos apresentaram menor tensão, raiva, fadiga e confusão do que os adultos. “Aqueles que sofriam com a insuficiência cardíaca tiveram maior tensão e fadiga, e os com dislipidemia, maior tensão. Quanto ao tabagismo, os que fumavam tiveram maior tensão, depressão e raiva, além de menor vigor do que os que não fumavam ou eram ex-fumantes”, pontua.

Os interessados em saber mais sobre o assunto podem entrar em contato com o professor pelo e-mail ricabrandt@gmail.com.

UNIFEBE está com inscrições abertas para Seleção pelo Histórico Escolar

27 de outubro de 2014
Enpex reúne trabalhos realizados em universidades do sul do país

18 de outubro de 2011