06 de setembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Celio Bruns Junior

Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior são debatidas na VIII Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE

Evento disseminou a cultura inclusiva e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência

O Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE realizou entre os dias 22 e 26 de agosto, a VIII Semana de Acessibilidade e Inclusão da instituição. O evento contou com a exposição “Na Ponta dos Dedos”, dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Brusque (ADVB). As maquetes, que permitem aos deficientes visuais identificarem, com as pontas dos dedos, alguns dos pontos turísticos de Brusque, foram expostas no átrio do Bloco A e no hall de entrada dos blocos C, D e F.

Além da exposição, professores, acadêmicos e visitantes participaram da palestra “Acessibilidade e Tecnologia Assistiva”, com a terapeuta e representante da Fundação Catarinense de Educação Especial, Ana Carolina Rodrigues Savall. A programação foi encerrada pela doutora em Educação, Márcia de Souza Lehmkuhl, que dialogou com os participantes sobre Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior.

De acordo com a psicóloga e presidente do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, Quésia Cabral Martins, o evento disseminou a cultura inclusiva e despertou na comunidade universitária o compromisso e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, altas habilidades, mobilidade reduzida e necessidades especiais. “A Semana de Acessibilidade e Inclusão evidencia o compromisso da UNIFEBE em desenvolver seres humanos comprometidos com a qualidade de vida e contribui, efetivamente, para eliminar o preconceito e a discriminação”, afirma Quésia.

Compromisso com a acessibilidade e a inclusão
Comprometida com a Acessibilidade e Inclusão, a UNIFEBE tem desenvolvido diversas melhorias no âmbito do ensino-aprendizagem, da iniciação científica, da extensão e da gestão, envolvendo a comunidade interna e externa e promovendo políticas inclusivas.

Na parte arquitetônica, o piso podotátil da instituição foi renovado, foram instalados mapas táteis na entrada de cada bloco e houve uma adequação dos números de cada sala.

Para tornar ainda mais acessível, o site da UNIFEBE foi readequado e pode ser acessado em Libras, além de outras ferramentas que facilitam a leitura. Ainda na área tecnológica, foram criados softwares de acessibilidade nos laboratórios de informática, por meio de programas como: Braille Fácil, para o estudante editar e imprimir textos em braile e a utilização do mouse e do teclado com narração em tempo real. Os softwares estão instalados em todos os computadores dos laboratórios de informática da universidade.

A UNIFEBE também oferece atendimento educacional especializado para acadêmicos com deficiência, por meio da “Comissão Multidisciplinar Interna de Inclusão da Pessoa com
Deficiência”, que é composta por três psicólogas, uma pedagoga, um psiquiatra e uma assistente social, que elaboraram o “Plano de Atendimento Educacional Especializado”, aprovado pelo Comitê de Acessibilidade e Inclusão.

“Nosso compromisso com a Acessibilidade e a Inclusão vai além dos protocolos. Nos preocupamos com os detalhes, com o acolhimento e com as condições que são ofertadas para que aqui, nossos acadêmicos, professores e colaboradores tenham o melhor ambiente para desenvolver todas as suas potencialidades”, conclui a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.

Acadêmicos do curso de Design de Moda apresentam trabalhos finais

14 de junho de 2011