notícias colégio
Notícias
14 de julho de 2014

Professor do curso de Direito lança livro em Espanhol

Fruto de três anos de pesquisa no Departamento de Ciências Penais Cesare Beccaria da Università degli Studi di Milano, na Itália, o professor Leonardo Schimitt de Bem, do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE apresenta o resultado de seu trabalho com o lançamento do livro “Responsabilidad penal en el deporte”.

A publicação traz como tema os âmbitos clássico (violência desportiva) e moderno (corrupção, fraudes e doping) da criminalidade no esporte, em que o autor  busca trabalhar a sistemática da criminalidade desportiva.

“Tratei primeiro de compreender sobre quais bens jurídicos o Direito penal deveria se inclinar no atinente às práticas desportivas. Parti da premissa de que a proteção penal somente deveria operar-se quando os bens jurídicos estivessem instrumentalizados em direitos fundamentais previstos constitucionalmente”, explica.

Estruturados os fundamentos, passou ao estudo da relação do esporte com os bens jurídicos que revestem a dignidade de direitos fundamentais. Assim, trabalhou com a proteção da vida e da integridade física dos atletas no âmbito da violência desportiva, especialmente, a protagonizada pelos próprios jogadores, bem como a proteção da honra naquilo que convencionou chamar de violência moral no esporte.

O livro do professor Leonardo de Bem pode ser seguido pelos acadêmicos e professores de Direito Penal, especialmente, àqueles atrelados à disciplina da Teoria do Delito. Com sólida construção, contribui com a apresentação de doutrina estrangeira, com especial destaque aos italianos, espanhóis e alemães. Trata-se de profundo estudo em uma área nova do Direito Penal e que contribuirá para o crescimento dos interessados.

 

Texto: Suellen Pereira Rodrigues / Foto: Arquivo Pessoal
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Movie Fashion agita curso de Design de Moda da Unifebe

Movie Fashion agita curso de Design de Moda da Unifebe


02 de setembro de 2009
Time de Brusque é bicampeão da Copa Santa Catarina

Time de Brusque é bicampeão da Copa Santa Catarina


26 de setembro de 2011
Reitor e Professor da UNIFEBE apresentaram artigo em Colóquio Internacional

Reitor e Professor da UNIFEBE apresentaram artigo em Colóquio Internacional


09 de dezembro de 2014
Skip to content