11 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professor e acadêmica de Educação Física da UNIFEBE apresentam trabalho científico em conferência internacional

Estudo sobre natação foi exposto em evento no Chile

Como promover experiências significativas por meio das aulas de natação foi o foco do estudo apresentado pela acadêmica de Educação Física da UNIFEBE, Aline Suavi Bohn, na Conferência Internacional da Associação Internacional de Escolas de Ensino Superior de Educação Física, realizado entre os dias 4 e 7 julho, em Santiago, no Chile. O trabalho é fruto do projeto de pesquisa realizado por meio do Programação de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) e foi orientado pelo professor do curso, Leonardo Ristow.

O autoestudo apresenta a abordagem de ensino utilizada pela própria acadêmica em suas aulas de natação. De acordo com o professor, para aplicar a metodologia de ensino, os pesquisadores estudaram sobre Meaningful Physical Education, que trata da educação física significativa. “Na natação o principal foco é o ensino das técnicas e, com a educação física significativa o professor precisa desenvolver com os alunos além da técnica, as características de diversão, desafio, interação social e de aprendizagem relevante”, esclarece.

Mesmo já atuando na área foi um desafio para a acadêmica aplicar a metodologia de ensino. Após uma análise da aula tradicional de natação e em conversa com o coordenador do estudo, os pesquisadores elaboraram um plano, composto por três etapas, dentre eles a de planejamento da aula, discussão do caso, intervenção/aplicação e novamente discussão. “A partir disso, ela conseguiu transformar uma aula que era muito técnica, em uma aula mais interativa e significativa para os alunos”, pontua o professor Leonardo.

Conciliar a pesquisa com sua atuação no mercado de trabalho foi um dos pontos destacados pela acadêmica de Bacharelado. “O trabalho agregou ao meu currículo tanto na área acadêmica quanto profissional. Foi uma experiência imensurável apresentá-lo em um evento internacional, já que lá pudemos mostrar para o mundo um pouco de como observamos a Educação Física no Brasil. Além disso, o trabalho alavancou meu desejo de seguir na área acadêmica com ainda mais pesquisas e de, após a graduação, iniciar o mestrado”, enfatiza Aline.

Para o professor Leonardo Ristow, a participação na Conferência Internacional levou o curso de Educação Física da UNIFEBE à visibilidade dos maiores pesquisadores de todo o mundo sobre a área. “Mostramos que nossa instituição tem fomentado, por meio da pesquisa, a inovação pedagógica, trazendo novas abordagens de ensino para a formação acadêmica”, complementa.

A acadêmica é também professora de Educação Física do Colégio UNIFEBE, do qual o professor Leonardo Ristow é diretor. “Ao participar desse evento eles representaram mundialmente nossa instituição, evidenciando nosso compromisso com uma educação integral, sempre atenta às demandas da sociedade”, enaltece a reitora da UNIFEBE e presidente da FEBE, professora Rosemari Glatz.

A Conferência

Realizada este ano em Santiago, no Chile a Conferência Internacional da AIESEP teve como tema central “Horizontes emergentes: unindo as fronteiras entre a Pesquisa e a Prática em Educação Física”. Além dos painéis com trabalhos científicos, os participantes puderam participar de diversas palestras com profissional de renome da educação física em todo mundo.

Unifebe realiza 2° Seminário de Design de Moda

15 de junho de 2009
Entrega de presentes é nesta quinta-feira

Entrega de presentes é nesta quinta-feira