notícias colégio
Notícias
08 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Especialista em resolução de conflitos, juíza Quitéria Péres, ministra aula para Pós-Graduação da UNIFEBE

Professora e autora de livros sobre o tema, ela falou para estudantes do curso de Direito Civil e Processual Civil

O componente curricular de Meios Alternativos de resolução de conflitos, do curso de Pós-Graduação Direito Civil e Processual Civil recebeu uma aula especial com a juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres. Titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau, a magistrada é reconhecida como especialista no tema e classifica o debate como prioritário para a área jurídica.

Com uma atuação que também envolve cursos e publicações com foco na conciliação, Quitéria destaca o interesse dos alunos que participaram da formação pelos conteúdos abordados. Segundo ela, a abordagem ainda abriu a possibilidade de uma apresentação oral de projetos e medidas para auxiliar na maior conscientização da sociedade sobre o tema.

“No contexto contemporâneo, mais do nunca, estudar sobre a resolução dos conflitos se tornou prioridade aos profissionais da área jurídica, sobretudo para difundir uma cultura mais pacificadora que prestigie a autonomia e a responsabilidade das pessoas envolvidas”, indica a magistrada.

A percepção é semelhante à do coordenador do curso de Direito Civil e Processual Civil, professor Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, que se disse honrado pela participação. Para ele, a possibilidade de ouvir uma das referências nacionais no assunto foi importante para o curso.

Quanto à abordagem, o coordenador salienta a importância e os reflexos de uma atuação alternativa para a solução de conflitos. “Tratando um tema essencial para quem quer pensar o Direito, não mais do futuro, mas do presente. O índice altíssimo de judicializações de processos, impede que vejamos o poder judiciário da forma tradicional, a partir do litígio. Precisamos olhar para soluções conflitos de modos alternativos, por meio da conciliação, mediação, para que as próprias pessoas consigam encontrar, com o auxílio de profissionais habilitados, a solução de seus problemas”, descreve.

Atualizações constantes

Para o estudante Willian Alex Sander Amorim, o encontro foi relevante e atende à necessidade de atualização e busca por modos mais eficazes de se alcançar a justiça pelo Direito. “A aula da professora Quitéria permitiu que isso se concretizasse, pois ela trouxe outros mecanismos para além da legislação, que permitem uma melhor atuação dos operadores do Direito e até mesmo das próprias partes, por exemplo, a conciliação e a mediação”.

Segundo ele, as medidas apresentadas buscam dar maior celeridade na busca por soluções e de uma atuação mais humanizada dos casos. “Destaco da abordagem realizada a importância de termos maior sensibilidade àqueles que buscam pela Justiça, pois, não se trata de apenas mais um processo, mas sim de mais um ser humano que busca no Poder Judiciário a resolução do seu conflito”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Psicologia da UNIFEBE realizará encontros virtuais para promoção da saúde mental na universidade
Psicologia

Curso de Psicologia da UNIFEBE realizará encontros virtuais para promoção da saúde mental na universidade


02 de setembro de 2020
Unifebe realizou VI Encontro de Avaliação Institucional

Unifebe realizou VI Encontro de Avaliação Institucional


09 de setembro de 2009
Abertas inscrições de trabalhos orais e visuais para o ENPEX

Abertas inscrições de trabalhos orais e visuais para o ENPEX


01 de agosto de 2014
Skip to content