08 de novembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professor e acadêmicos da UNIFEBE representarão a instituição no Workshop de Mobilidade Sustentável na Alemanha

Evento será realizado em Karlsruhe entre os dias 12 e 19 de novembro.

Nos próximos dias, o professor Karol Diego Carminatti e os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Emily Camille da Costa e Luis Henrique de Pinho, embarcarão para a Alemanha rumo a Karlsruhe, para representar a UNIFEBE em mais uma edição do Workshop de Mobilidade Sustentável –  Workshop Hands-on Sustainable Urban Mobility.

O evento, que será realizado entre os dias 12 e 19 de novembro, é uma iniciativa da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, da Alemanha, e contará com a participação de estudantes e professores de universidades de Bangladesh, Canadá, Filipinas, Uganda e Quênia, que pesquisarão soluções sobre Mobilidade Urbana Sustentável.

Nesta edição, além das tradicionais atividades em grupos, nas quais os alunos de diversos países se integram para resolver um problema sobre a temática central, os participantes apresentarão as pesquisas sobre mobilidade sustentável desenvolvidas em suas instituições.

A pesquisa “Transformações morfológicas e o uso de espaços públicos: centralidade e acessibilidade espacial em cidades de Santa Catarina” realizada pelo professor Karol em seu doutorado, sob a orientação do professor Almir Francisco Reis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será apresentada pela UNIFEBE. De acordo com Karol, o case compreende o estudo das 10 cidades mais populosas de Santa Catarina, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

“Vamos apresentar para os professores e estudantes internacionais uma análise do porquê alguns centros históricos do nosso estado estão entrando em declínio e outros lugares dessas cidades têm se transformado em “centros”. Para isso, analisamos a colonização desses locais, os fatores econômicos e a facilidade de acesso. Com base nesses dados, será possível pensar em políticas públicas para melhorar esses municípios e a qualidade de vida da população. Por sermos a única universidade brasileira a participar do Workshop, será de grande valia levarmos um case de Santa Catarina e receber as contribuições de estudiosos do mundo todo”, enfatiza Karol.

UNIFEBE e Universidade de Karlsruhe

Desde 2017, a parceria entre a UNIFEBE e a Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, tem proporcionado que os acadêmicos das duas instituições compartilhem cultura e conhecimento, por meio do Workshop de Mobilidade Sustentável. O workshop integrava o projeto de Mobilidade Sustentável, que o município de Brusque firmou com o Distrito de Karlsruhe, que, por sua vez, está contido no macroprojeto “50 parcerias Municipais pelo Clima”, e que tinha como parceiros de cooperação a UNIFEBE e a Universidade de Karlsruhe.

Com o objetivo de viabilizar outras mobilidades acadêmicas, as duas instituições de ensino firmaram um Acordo de Cooperação, independentemente ao projeto do município, que perdura até hoje. “Depois de dois anos de workshops virtuais, retomaremos a experiência presencial, de vivenciar diretamente na Alemanha uma imersão nos conteúdos e visões que os países ao redor do mundo vislumbram para o futuro. Essa troca sempre é muito rica, tanto para os acadêmicos quanto para nós cidadãos, que colheremos os frutos desses debates e medidas sugeridas em prol de uma mobilidade urbana sustentável”, conclui a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

UNIFEBE promove formação continuada do segundo semestre

21 de julho de 2014
Secretaria de Educação de Major Gercino inicia emissão e renovação de carteirinhas do transporte universitário

19 de janeiro de 2022