19 de maio de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professora da UNIFEBE é coautora de e-book sobre mulheres na gestão de universidades

Reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Gltaz, é uma das personagens apresentadas no material digital.

A professora da UNIFEBE, Denise Maria Sapelli, é coautora do e-book “Panorama Catarinense da Gestão Universitária: Mulheres no Poder”, lançado nesta terça-feira (18). O material digital traz relatos e reflexões extraídos do III Panorama de Gestão Universitária Catarinense, um evento realizado em maio de 2019, na Furb, cujo foco foi estudar a participação das mulheres na gestão da universidade.

A reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professora Rosemari Glatz, é uma das personagens apresentadas no e-book e participante do evento organizado por mestres e alunos doutorandos do programa stricto sensu de Ciências Contábeis e Administração da Furb. Além dela, a reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb) Márcia Espindola, e a reitora da Universidade do Contestado (UNC) Solange Sprandel da Silva, também são apresentadas na obra.

O material, que é dividido em duas partes, conta, primeiramente, a trajetória de vida das reitoras e o seu diálogo com os estudantes participantes do evento. Na conversa, transcrita no livro digital, as gestoras evidenciam as dificuldades encontradas na carreira, na manutenção das instituições e nos relacionamentos criados para transformar as universidades em instrumentos de desenvolvimento humano, de formação profissional, de serviços comunitários e de produção de conhecimento para a solução dos problemas regionais.

Já na segunda parte da obra, os alunos doutorandos apresentam em seis capítulos, estudos em forma de artigos, que relatam a evolução da luta das mulheres pela igualdade no mercado de trabalho e a trajetória feminina em cargos de liderança no ensino superior. O material faz ainda importantes reflexões sobre o modelo decisório e o planejamento nas instituições universitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE.

“Foi um grande prazer compartilhar um pouco da minha trajetória, ao lado de mulheres fortes, guerreiras e excelente gestoras universitárias. Juntas buscamos transformar nossas instituições de ensino superior em espaços de desenvolvimento humano, profissional, social e regional”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

A obra foi organizada pela professora do programa de Pós-graduação, Maria José Carvalho de Souza e pela doutoranda Juciele Marta Baldissarelli. O e-book possui como autores dos capítulos, os professores e doutorandos: Denise Maria Sapelli, Douglas Heinz, Juciele Marta Baldissarelli, Márcia R. Bronnemann, Márcio Aparecido Lucio; Mário César de Ramos; Larissa Kvitko e Rubens de Oliveira D’Agostini.

Clique e confira o livro digital “Panorama Catarinense da Gestão Universitária: Mulheres no Poder”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Quarto resultado do Processo Seletivo Especial para ingresso em 2008/1