03 de fevereiro de 2012

Professora e acadêmica lançam livro em São João Batista

A acadêmica de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Jocasta Maçaneiro, e a professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo lançaram na quinta-feira, 2 de fevereiro, o livro "A Criança e o Jogo – Uma Experiência de Aprendizagem na Infância". O evento realizado no Centro Cultural de São João Batista, contou com a presença do prefeito em exercício, Elias Germano Mafessoli, secretária de Educação, Maria Elizabeth Zunino Booz, vereador Plácido Vargas, diretora de Cultura, Esther Cristina Rodrigues e a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, Ivanete Lago Groh.

O livro mostra maneiras de ensinar brincando e aborda o lúdico na aprendizagem. Ele ajuda a pôr em prática as palavras de Carlos Drumond de Andrade, quando dizia que "brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem".

A obra contém jogos de todos os tipos elaborados e construídos por meio de pesquisa e é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jocasta em 2011, que teve como orientadora a professora Eliani. "O trabalho estava muito bom para ficar somente na UNIFEBE, por isso surgiu a ideia do livro", afirmou Eliani.

Já Jocasta, que trabalha como professora na rede municipal de ensino enfatizou o privilégio em lançar um livro e a importância dos professores publicarem obras com seus trabalhos universitários. "Precisamos sociabilizar o conhecimento. Para isso a gente estuda, produz e realiza pesquisa", ressaltou.

A acadêmica, que se forma neste semestre, espera que o livro chegue às salas de aula e auxilie os professores na árdua tarefa de educar. "O material traz objetivo, desenvolvimento e aplicação de jogos. Será uma ferramenta muito útil para o professor", destacou.

Falas trêmulas e lágrimas nos olhos das autoras e da secretária de Educação de São João Batista manifestaram a emoção da conquista e contagiaram familiares, professores e amigos que acompanharam o evento. Para o prefeito, é um orgulho para o município ver uma batisteste lançar um livro. "Precisamos nos preparar para o futuro para não ficarmos para traz. Este livro é um passo que damos na educação rumo ao futuro", avaliou.

Texto e fotos: Suelen Cerbaro

Acadêmicos participam de palestra sobre a Bolsa de Valores

16 de novembro de 2009
Inaugurado Bloco D “Pe. João Hülse”